quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Acidentes já custam R$ 1 milhão ao hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá

PUBLICIDADE
A Gazeta

Acidentes de trânsito custaram R$ 1 milhão ao Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá somente no primeiro semestre deste ano. Dados do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito apontam que nos primeiros seis meses deste ano, Cuiabá registrou 1.326 internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) decorrentes de acidentes de trânsito e 76,7%, ou seja, 1.017 ocorreram no Pronto-Socorro.

Gerente de Vigilância a Doenças e Agravos em Cuiabá, Juliano Silva Melo afirma que o impacto do trânsito na saúde da Capital é ainda maior, já que o montante é apenas uma estimativa. “Este número pode estar bem longe da realidade, já que os gastos vão muito além da internação. Algumas pessoas ficam com sequelas permanentes, na fila do SUS para próteses. Tem ainda os gastos com despesas médicas, medicamentos. O valor ainda é muito subestimado”.

Além das internações, Juliano lembra que no 1º semestre o Pronto-Atendimento do PS registrou 2.243 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. Embora estes casos não tenham evoluído para internação, por se tratarem de lesões de menor gravidade, Os atendimentos geraram no mínimo 12 horas de observação, além da realização de exames, avaliação e outros cuidados, produzindo gasto ao serviço público.

Dados confirmam que dos veículos envolvidos em acidentes na capital, 56,5% (26) envolveram motociclistas, seguidos por ocupantes de automóveis 21,7% (10), pedestres 15,2% (07) e ciclistas 6,5% (03). Foram mais frequentes os acidentes do tipo colisão 36,1% (17), seguido por choque em objeto fixo 27,6% (13) e atropelamento 17% (08).

Melo revela que os dados monitorados através do Comitê servem de subsídios de políticas públicas para o trânsito na Capital. Segundo o gerente, é analisado cada acidente, as causas e elaboradas ações de prevenção.

Na madrugada desta quinta-feira (11) João Paulo Queiroz Ferreira, 34, morreu após bater a Honda CB 1000 que pilotava em outra moto e o veículo pegar fogo na BR-364, no bairro Distrito Industrial, em Cuiabá. João Paulo teria batido na traseira de outro motociclista, de 57, que passava pelo local e depois bateu em um poste. J.G foi encaminhado ao Pronto-Socorro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é socorrido pelos bombeiros após ser esfaqueado em Sorriso

Um homem, de 23 anos, foi socorrido pelo Corpo...

Bombeiros combatem queimada em vegetações do aterro sanitário de Alta Floresta

Os militares do Corpo de Bombeiros fizeram, ontem, combate...

Preso em Mato Grosso foragido da justiça de alta periculosidade do Maranhão

Em apoio à Polícia Civil do Maranhão, equipe da...

Começa na 2ª feira saque do FGTS para nascidos em setembro

O saque emergencial do FGTS para os trabalhadores nascidos...
PUBLICIDADE