domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Como se manter saudável nas ceias de Natal e Réveillon

PUBLICIDADE
Revista Quem/Globo (Foto: Reprodução/Instagram)

O tempo investido em dietas e exercícios físicos durante o ano não precisa ser jogado fora no Natal! Em vez de optar por fazer jejum o dia inteiro para aproveitar os pratos natalinos à noite, prática que não é nada vantajosa para o organismo, a dica é ficar de olho nos alimentos que podem ser consumidos e os que devem ser deixados de lado por quem faz dieta. “Alimentos ricos em sal, açúcares e farinhas refinadas, como bolos, doces e pães, bem como frituras e carnes gordurosas, possuem baixo valor nutricional. E, devido à alta quantidade de carboidratos simples e gorduras saturadas, favorecem o ganho de peso. Portanto, panetones, rabanadas fritas, sobremesas natalinas e carnes com pele e gordura são os principais vilões dessa época”, indica a nutricionista Luciana Harfenist. Já a nutricionista Graziela Thomas, da PronoKal, alerta. “Deve-se evitar o consumo de alimentos embutidos e industrializados. Alimentos in natura ajudam a realizar uma boa digestão e não sobrecarregam ainda mais os rins e o fígado”.

Preparando a ceia: saiba como substituir ingredientes

Adicionar temperos naturais, retirar os industrializados, reduzir a quantidade de gorduras e adição de sal são dicas que podem ser feitas já na preparação das comidas da ceia. “Para dar um sabor a mais às preparações, invista em molhos à base de iogurte, ricota, pesto, tomate ou vinagrete. Manteiga, margarina e óleo de soja podem ser substituídos por sucos de laranja, marinadas, óleo de coco ou azeite. A maionese do salpicão pode ser substituída por maionese de tofu, maionese de abacate ou também iogurte”, indica a nutricionista Luciana.

Já a nutricionista Graziela Thomas, nutricionista da PronoKal, alerta para a preparação da farofa e do arroz. “Como ingredientes de uma farofa ou do arroz, o ideal é usar nozes, castanhas, pistache ou até amêndoas, que são fontes de gorduras insaturadas e auxiliam no controle das taxas de colesterol. A farofa também pode ficar mais saudável se for feita com legumes ou frutas. O arroz branco é pobre em nutrientes, portanto sugiro que seja trocado por arroz negro, vermelho ou por outros grãos, como lentilha e grão de bico. As preparações com presunto e bacon são contraindicadas, afinal, podem ficar muito gordurosas e carregar demais o prato”.

Saiba montar o prato na hora da ceia

Na hora da ceia, um dos segredos é evitar alimentos embutidos, como o tender. “Ao invés de apostar no tender como o prato principal da ceia, que é um embutido e, por isso, tem altas quantidades de gordura e sódio, prefira outras opções que também são típicas do Natal, como peru, pernil, chester. As carnes brancas, por serem assadas, facilita a dieta, pois não agregam tanta gordura durante a preparação”, explica Graziela. Já a nutricionista Luciana alerta. “Na hora de comer o peru ou chester, prefira sempre o peito em vez da coxa, deixando a pele de lado. Outras opções de proteína animal incluem salmão, bacalhau e frango. A dica é prepará-los com a utilização moderada do azeite de oliva extra virgem e usar acompanhamentos mais saudáveis. Por exemplo, em vez da tradicional batata inglesa usada como acompanhamento, opte pela batata baroa ou, melhor ainda, a batata doce”.

Sobremesas da ceia também podem ser saudáveis

Para quem não resiste a sobremesas, as nutricionistas garantem que dá para comer aquele docinho de forma saudável. “A rabanada frita pode dar lugar à assada. Para quem não abre mão do panetone, uma fatia pequena, para celebrar o Natal, pode até ser consumida, pois já existem opções sem açúcar e com farinha integral. Na mousse de chocolate, o creme de leite pode ser substituído por abacate e o chocolate, por cacau e um fio de mel. Eis uma preparação saborosa, parecida com a mousse, só que muito mais saudável”, ensina. Já Luciana indica aproveitar as frutas da estação. “São ricas em vitaminas, antioxidantes e outros compostos bioativos altamente benéficos. Os destaques da safra de dezembro são abacaxi, melancia, melão, manga e pêssego. Elas podem ser consumidas em sucos, sobremesas (compotas ou sorvetes naturais) ou até mesmo adicionadas a saladas. Outros clássicos do período são as frutas secas como damasco e ameixa, além das castanhas e nozes”.

Como escolher as bebidas do Natal e do Réveillon

Se o objetivo é não fugir da dieta mas, ainda assim, consumir bebida alcoólica, a nutricionista Luciana Harfenist indica o gin, que é pouco calórica, e os vinhos. “Além de harmonizarem bem com a ceia, são fontes de antioxidantes como o resveratrol e o polifenol. Dê preferência aos vinhos tintos. Drinks e outros coquetéis de frutas podem contar com a adição de açúcar ou refrigerante, logo, o seu consumo não é recomendado. Outra dica é beber um copo de água entre cada copo de bebida alcoólica”, indica a especialista. Já Graziela Thomas indica substituir os refrigerantes por sucos de frutas que têm um mood festivo. “Suco de uva integral, de blueberry e o de cranberry são excelentes porque substituem as bebidas alcoólicas, mas mantêm o ar festivo. Além disso, são feitos de frutas vermelhas, que são ótimas fontes de antioxidantes, relacionados à redução do colesterol, à proteção contra o câncer e à prevenção do envelhecimento precoce”, alerta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ana Paula Siebert fala sobre visitas a Fabiana Justus no hospital

Ana Paula Siebert abriu uma caixa de perguntas em...

Giovanna Ewbank abre álbum do final de semana com os filhos no rancho da família

Giovanna Ewbank encantou seus seguidores no Instagram ao compartilhar...

Xuxa mostra treino de boxe com personal 

Xuxa movimentou seu Instagram e mostrou alguns momentos do...

Flávia Alessandra reúne as filhas em ação de limpeza em praia

Flávia Alessandra inspirou seus milhões de seguidores no Instagram...
PUBLICIDADE