domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Vigilância Sanitária lança 2ª etapa de capacitação para ambulantes em Sinop

PUBLICIDADE

O Departamento de Vigilância Sanitária (VISA) de Sinop realizará a segunda etapa do curso de capacitação para ambulantes, nas dependências da Câmara Municipal, nos dias 10 e 11 de agosto. Os trabalhos tiveram início no segundo semestre de 2005.

“A procura foi significativa por parte dos ambulantes, por isso nós decidimos iniciar uma nova etapa”, relatou Luciana Pereira, responsável pela VISA. Somente na primeira etapa foram instruídos cerca de 300 vendedores ambulantes que trabalham com a comercialização de alimentos para o consumo humano como: lanches em geral, frutas, verduras, cachorro-quente, salgados, churrasquinho, produtos para revenda, churros, krepps, milho verde e derivados, amendoim, bolos, doces caseiros, picolés e sorvetes.

A iniciativa pretende levar cursos para os manipuladores de alimentos garantindo a qualidade do produto e a saúde da população. A equipe da VISA realizou primeiramente o cadastramento dos ambulantes, para depois iniciar a capacitação. Também foi realizado pelos fiscais da vigilância uma inspeção diagnóstica ou um “arrastão” nas ruas de Sinop para verificar a real necessidade de cada vendedor.“Nós precisávamos verificar qual a linha a ser seguida na capacitação” afirmou Luciana

O programa desenvolvido pelo departamento é totalmente educativo. “Nós queremos despertar a consciência de cada vendedor sobre a importância de se trabalhar com alimentos”, disse Luciana.

O próximo passo, após o treinamento, será uma vistoria nos pontos de comercialização de alimentos dos vendedores que já passaram pelo treinamento. De acordo com a avaliação dos fiscais da VISA será emitido uma carteirinha individual comprovando que este ambulante está apto para comercializar e manipular tais produtos. “Não podemos cobrar sem antes educar”, ressaltou a responsável.

A intenção da Secretaria de Saúde é realizar o Cadastramento de novos ambulantes e o Programa Educativo a cada 6 (seis) meses. Através destes projetos a Prefeitura Municipal pretende dar suporte aos trabalhadores ambulantes de nossa cidade e acima de tudo maior segurança para a população sinopense.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE