quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Vigilância Sanitária de Sinop alerta sobre o uso da água com qualidade

PUBLICIDADE

Em março, entrou em vigor a resolução 216 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina a boa qualidade da água utilizada para o preparo de alimentos, como sendo um dos 12 itens que proprietários de bares, padarias, lanchonetes, restaurantes e mercados precisam observar.

A coordenadora do departamento de Vigilância Sanitária de Sinop Luciana Nogueira, lembra que a limpeza periódica da caixa d’água a cada 6 meses é uma forma de evitar surpresas desagradáveis. “A limpeza de 6 em 6 meses é obrigação, mas se a caixa for danificada deve ser reparada e limpa imediatamente porque pode entrar desde insetos até fezes de pássaros”, salienta.

Além da manutenção nas caixas d’água, devem ser evitados reservatórios de amianto (um dos componentes do cimento), pois o material pode trazer riscos à saúde e até mesmo doenças cancerígenas, além de sua fabricação e comercialização ser proibida. ‘As caixas devem ser de materiais PVC (plástico)”, reforçou.

Os estabelecimentos que não utilizam água tratada, ou seja, retiram de poços artesianos, devem fazer o tratamento químico. O proprietário deve ser capacitado para isso ou contratar empresas especializadas para o trabalho. O gelo utilizado em bebidas deve ser feito de água potável e mantido em condições que evite sua contaminação. Por isso, precisa ser armazenado em um local, separado de qualquer alimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE