PUBLICIDADE

Vigilância Sanitária de Sinop alerta sobre o uso da água com qualidade

PUBLICIDADE

Em março, entrou em vigor a resolução 216 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina a boa qualidade da água utilizada para o preparo de alimentos, como sendo um dos 12 itens que proprietários de bares, padarias, lanchonetes, restaurantes e mercados precisam observar.

A coordenadora do departamento de Vigilância Sanitária de Sinop Luciana Nogueira, lembra que a limpeza periódica da caixa d’água a cada 6 meses é uma forma de evitar surpresas desagradáveis. “A limpeza de 6 em 6 meses é obrigação, mas se a caixa for danificada deve ser reparada e limpa imediatamente porque pode entrar desde insetos até fezes de pássaros”, salienta.

Além da manutenção nas caixas d’água, devem ser evitados reservatórios de amianto (um dos componentes do cimento), pois o material pode trazer riscos à saúde e até mesmo doenças cancerígenas, além de sua fabricação e comercialização ser proibida. ‘As caixas devem ser de materiais PVC (plástico)”, reforçou.

Os estabelecimentos que não utilizam água tratada, ou seja, retiram de poços artesianos, devem fazer o tratamento químico. O proprietário deve ser capacitado para isso ou contratar empresas especializadas para o trabalho. O gelo utilizado em bebidas deve ser feito de água potável e mantido em condições que evite sua contaminação. Por isso, precisa ser armazenado em um local, separado de qualquer alimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE