A Vigilância Sanitária de Nova Mutum, departamento ligado a Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima semana as inspeções sanitárias para o fornecimento do Alvará Sanitário de 2005. O mesmo é uma exigência para os estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos ou desempenham algum tipo de atividade relacionada a isso.
Na relação estão restaurantes, lanchonetes, supermercados, mercearias, panificadoras, hotéis, bares, entre outros. Entre os itens que estarão sendo inspecionados está a higiene, limpeza, acondicionamento de produtos, manipulação, qualidade e prazo de validade.
A equipe vai dar continuidade ao trabalho de orientação e conscientização dos comerciantes, a exemplo do que vinha sendo feito no ano passado e serão tomadas atitudes rígidas no caso de descumprimento das adequações exigidas pela Vigilância Sanitária, podendo resultar inclusive em multa e interdição do estabelecimento.
De acordo com informações da Vigilância Sanitária, esse trabalho deve ser realizado em aproximadamente 120 estabelecimentos e será desempenhado por um coordenador, uma médica veterinária e um agente sanitário.