Saúde

Várzea Grande: especialistas farão exames de câncer gratuitos através de carreta itinerante

Dois dos principais tipos de câncer, de mama e de colo de útero, que tem alta incidência, mas também tem reais possibilidades de cura quando descobertos no início, poderão ser detectados de forma mais eficiente, inclusive com encaminhamento de pacientes para o tratamento de forma ágil. As mulheres em Várzea Grande podem contar com os atendimentos da Unidade Móvel de Atendimento Sesc Saúde Mulher nos próximos 60 dias. O Mamóvel, atenderá as pacientes já reguladas pela rede e também os atendimentos espontâneos, a estimativa é de 40 atendimentos/dia.

O trabalho é fruto da parceira entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a prefeitura de Várzea Grande, com apoio da Fecomércio. A rede municipal tem, atualmente, uma lista de pacientes agendados para a realização de exames de mamografia e colo de útero, sendo que essa parceria deve zerar essa fila de espera.

Os laudos serão emitidos pelo Hospital de Amor em São Paulo (antigo Hospital de Câncer de Barretos) uma das instituições mais renomadas no assunto. Médicos especialistas atenderão no Centro de Especialidades em Saúde, antigo Postão. Se forem casos que demandam tratamentos diferenciados, os mesmos serão encaminhados para o Hospital do Câncer em Cuiabá.

O caminhão equipado com consultórios está instalado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) IPASE, Jardim Aeroporto. O atendimento acontece das 8h às 17h. A unidade possui uma estrutura moderna e é acessível a portadoras de necessidades especiais. Além da assistência médica, serão realizadas atividades de educação em saúde em instituições de ensino do município durante o período em que a unidade móvel estiver no município.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos destacou a relevância da parceria para trazer os serviços de saúde de qualidade ao público feminino e a custos mais acessíveis ao município. “É uma soma de esforços para que os resultados sejam os melhores possíveis”, disse, através da assessoria. Ela sinalizou que todos os esforços de seu governo são no sentido de garantir acesso das pessoas a saúde de qualidade. “Estamos atentos, vigilantes e sempre que possível e dentro de nossas possibilidades ofertamos atendimento e tratamento para todos, inclusive para entre 35% até 50%, dependendo da época do ano, de atendimento para pacientes de outras cidades e mesmo Estados”, acrescentou.

Para realizar o atendimento às mulheres no Mamóvel, o Sesc conta com uma equipe multiprofissional formada por duas técnicas de radiologia, uma enfermeira, uma técnica de educação em saúde, um auxiliar administrativo atuando in loco, e ainda, equipe de apoio da administração regional, composta por técnico de manutenção, analista e médico responsável técnico. A informação é da assessoria.

Só Notícias