terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Vacinação contra gripe começa amanhã

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde lança na segunda-feira a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O público-alvo serão pessoas acima de 60 anos que poderão se dirigir a um posto de saúde até o dia 04 de abril para serem imunizadas contra o vírus influenza causador da gripe.

O ministério disponibiliza cerca de 20 milhões de doses da vacina a 65 mil postos de saúde espalhados pelo país e espera imunizar cerca de 11 milhões de pessoas, número que representa 70% da população idosa. Porém a expectativa do órgão é de que assim como no ano passado, o número de pessoas vacinadas ultrapasse as expectativas. Em 2006, foram aplicadas mais 13 milhões de doses.

A coordenadora Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Luiza de Marilac disse em entrevista ao programa Voz do Brasil que é importante essa campanha para que se possa evitar complicações futuras aos idosos devido a gripe.

Os idosos apresentam uma fragilidade quando acometidos pela gripe e podem apresentar complicações e o posterior agravamento. A imunização contra o influenza permite que essas pessoas tenham uma melhor qualidade de vida, livrando-os de doenças mais graves e possíveis hospitalizações”.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o período da campanha é mais longo do que os demais pelo fato de a vacina só poder ser aplicada profissionais gabaritados e em locais determinados.

Por causa das dificuldades de locomoção de muitas pessoas e de seus acompanhantes não terem tempo durante a semana para levá-los até os locais de vacinação, a coordenação reservou o sábado (28) como dia D da campanha. Nesse dias todos os postos estarão abertos.

A campanha é anual e começou em 1999. A vacina é importada da França, mas a previsão é de que no ano que vem alguns estados já usem o medicamento fabricado no Brasil e, em 2009, todas as doses tenham sido produzidas no país. A fim de cumprir a meta, será inaugurada no próximo dia 28 a primeira fábrica brasileira de vacinas instalada no Instituto Butatã em São Paulo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE