O prazo estipulado pelo governo estadual para funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Sinop, no início de dezembro, finalmente deve ser cumprido. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo coordenador administrativo do hospital Santo Antônio, Wellington Randall Arantes. Segundo ele, a instalação do sistema elétrico deve ser concluída hoje e a equipe médica já está fazendo os treinamentos. Inicialmente, serão 12 profissionais, mas, de acordo com o coordenador, o quadro pode ser ampliado.
A última previsão foi feita em outubro após várias cobranças da comunidade, que atualmente precisa se deslocar até Sorriso ou Cuiabá quando necessita de tratamento em UTIs. Nos últimos 3 meses houve pelo menos duas mortes por falta de UTI no município. Em Sinop, são seis leitos que vão atender toda a região, já que hoje pacientes de todo o Nortão são atendidos no Pronto Atendimento (PA) do município.
A ala em que funcionarão as unidades foi inaugurada no mês de julho do ano passado. Desde então, várias datas foram anunciadas para início dos atendimentos. A construção foi viabilizada com recursos de benfeitores da Alemanhã (os mesmos que ajudaram a construir o hospital, na década de 80, a pedido da Igreja Católica). Já a aquisição dos equipamentos foi feita pelo Estado.
Em Sorriso, a instalação de outros 15 leitos, no Hospital Regional, está sem fase de conclusão e devem atender ainda este ano. O hospital também atende pacientes de todo a região, por meio de consórcios com os municípios.