sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Unidades Básicas de Saúde começam hoje atender exclusivamente pacientes com Covid em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

As Unidades Básicas de Saúde começaram hoje atender apenas pacientes suspeitos de Covid e os casos considerados de urgência e emergência. A medida adotada pela secretaria de Saúde tem como objetivo absorver a alta demanda e desafogar as unidades de referência. Os atendimentos serão das 7h às 11h e das 13h às 17h. A decisão é válida pelos próximos 15 dias.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a entrada seguirá no chamado fluxo em Y, onde pacientes com sintomas gripais são direcionados a uma entrada e sala de atendimento diferentes dos demais casos (urgência e emergência). A princípio, as unidades onde há salas de vacinas não terão os serviços de vacinação de rotina suspensos justamente devido a esse esquema de entrada diferenciada.

“A partir de segunda-feira, todas as unidades estarão atendendo Covid. Para você que está com suspeita não precise se deslocar, ou não precise ficar aguardando por mais tempo de atendimento. Então aqui a gente faz um apelo, nos primeiros sintomas procure imediatamente sua unidade, converse com o seu médico. Se você acha que deve fazer o tratamento precoce, converse com o médico, peça a ele para prescrever. É uma conversa entre o paciente e o médico”, explicou o secretário de Saúde, Valério Gobbato.

Os atendimentos eletivos (por agendamento) estão sendo desmarcados e serão reagendados para datas futuras pelas equipes das Unidades Básicas. O mesmo se aplica aos atendimentos odontológicos. Apenas as urgências e emergências serão realizadas nas unidades de saúde. Nos demais horários, os profissionais da odontologia reforçarão nos trabalhos de elaboração das notificações e de digitação, contribuindo juntamente com as equipes de enfermagem para a agilidade no atendimento dos pacientes.

Desde fevereiro, além dos pontos de referência, pelo menos 16 unidades de saúde estavam atendendo casos Covid simultaneamente a outras doenças. Dados da secretaria de Saúde apontam que de 1º deste mês até o dia 15, a média de atendimentos médicos nas unidades de saúde foi de 774 por dia. Alta considerável em relação aos meses de janeiro (média de 290 atendimentos/dia) e fevereiro (345 atendimentos/dia).

Também nos primeiros 15 dias deste mês, foram enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso, 858 exames do tipo RT-PCR para análises. Destes, 39,2% positivaram para doença.

Desde o início da pandemia até ontem, Sinop registrou 14,2 mil casos confirmados para a Covid. Destes, 13,6 mil estão recuperados. No entanto, 220 pessoas não resistiram e morreram.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE