terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá está com rede municipal lotada para atender casos de Covid; prefeitura avalia novas medidas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Com a saúde colapsada em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse que analisará a proposta do governador Mauro Mendes (DEM) para antecipar feriados em Mato Grosso e criar uma espécie de mini lockdown de nove dias para tentar baixar os índices de transmissão do novo Coronavírus no Estado. Um comunicado deve ser feito por Pinheiro amanhã,  com outras “novas medidas que serão implementadas”.

Por meio de nota, o prefeito informa que, desde a sexta-feira passada, tem se reunido com o Comitê de Enfrentamento de Combate à Covid e com os membros da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para discutir o assunto e avaliar opções para inibir o contágio da doença.

A preocupação vem com o aumento de casos em Cuiabá. Ontem, a secretaria Municipal de Saúde admitiu que não temais capacidade de internação em nenhuma unidade de saúde. O órgão informou que as internações nas policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, Pedra 90 e no Planalto, bem como nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos estão suspensas, por terem atingido a sua capacidade máxima de lotação.

Agora o atendimento é priorizado para casos de urgência e emergência e os testes rápidos para a Covid, sendo de pedido médico, bem como os exames de Raio-x, também de pedido médico, continuam sendo realizados nestas unidades.

Conforme Só Notícias informou, hoje o governador Mauro Mendes deve encaminhar o projeto para a Assembleia Legislativa analisar a antecipação de feriados em Mato Grosso, nas próximas semanas, para reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, o contágio pela Covid-19. A proposta inicial é de decretar feriado do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta da próxima semana), e também nos dias 1º e 2 de abril (quinta e sexta).

“Somando com os sábados e domingos, teríamos uma parada de cinco dias em uma semana e quatro na outra. Essa antecipação aumentaria o nível de distanciamento social, o que é fundamental para diminuir o contágio”, explicou o governador.

Neste domingo, no Estado, a média móvel de mortes foi de 46 pessoas. A ocupação de leitos de UTIs na rede pública é de 98%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE