quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

UFMT Sinop e secretaria estadual lançam cartilha sobre saúde sexual

PUBLICIDADE

Um projeto do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, sobre a saúde sexual de mulheres privadas de liberdade resultou na criação da cartilha “Saúde Sexual Atrás das Grades”. O trabalho, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Gerência de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, será lançado na quarta-feira (23), às 14h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

A diretora da unidade penitenciária de Sinop, Noemi Guedes, conta que foram feitas entrevistas com as recuperandas. Na unidade, a assistência de enfermagem cumpre todas as etapas, desde a coleta de dados até a avaliação de enfermagem. Todo o trabalho foi focado na saúde sexual das detentas.

O estudo também foi composto por consultas clínico-ginecológicas, que consistem na avaliação e acompanhamento sistemático, destacando a promoção do planejamento familiar, a detecção precoce e controle de doenças sexualmente transmissíveis, bem como de câncer de mama e câncer do colo de útero.

Segundo a coordenadora do projeto de Extensão, a enfermeira Maria das Graças de Mendonça Silva Calicchio, este tipo de prática é muito importante, pois conversando com estas mulheres, assuntos relacionados à saúde delas, avanços são alcançados.

“Peguemos como exemplo o câncer de mama. É a doença de maior incidência entre as mulheres, sendo responsável por um número acentuado de mortes entre elas. Em contrapartida, a literatura revela que, muitas vezes, as mulheres reclusas não atingem o patamar de uma consulta médica para verificação da necessidade do exame de mamografia, que possibilitaria a detecção precoce das lesões iniciais dessa patologia”, explicou a coordenadora.

Para o gerente de Saúde do Sistema Penitenciário, Hozano Delgado, outro trabalho fundamental realizado pelas equipes de saúde são as orientações individuais. “Quando conversamos com estas mulheres enviamos uma equipe para atendê-las, elas se sentem cuidadas, inseridas no contexto. Contudo precisamos de ações sólidas, objetivas, que sejam realizadas de forma individualizada ou em pequenos grupos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE