PUBLICIDADE

UFMT apresentará laboratório para diagnóstico de Coronavírus em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo - atualizada às 16h)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, apresentará o laboratório destinado à detecção do novo Coronavírus em pacientes de 15 municípios da região norte do Estado, nesta quarta-feira, pela manhã. A apresentação da estoutra estava prevista para hoje à tarde, mas foi adiada pelos responsáveis pelo laboratório.

A estruturação do espaço, compra de equipamentos e materiais de proteção foi feita através de colaboração do Rotary Club Teles Pires, Fundação Rotária e Rotary de Portugal, Usina hidrelétrica de Sinop e Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen).

Os trabalhos efetivos da equipe, que é formada por oito professoras da UFMT, duas médicas veterinárias do Hospital Veterinário (HOVET) e uma servidora administrativa da Universidade, começam amanhã. Com a adaptação do laboratório da Instituição, estima-se que será possível realizar entre 15 e 30 amostras por dia. Todos os protocolos foram alinhados com o Lacen.

A coleta dos materiais clínicos de pessoas suspeitas de infecção, no entanto, não será feita na UFMT. A equipe técnica irá receber o material coletado para diagnóstico, que será encaminhado a partir da secretaria de Saúde. É estimado que a capacidade inicial seja realizar 15 testes por dia, podendo dobrar este número de acordo com a necessidade da região e da disponibilidade dos materiais de consumo presentes no laboratório.

Atualmente, apenas o Lacen em Cuiabá tem habilitação para fazer os exames de maneira oficial na rede pública do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop tem mais 421 novos casos de dengue e 194 chikungunya

O ministério da Saúde divulgou, no painel de arboviroses,...

Lucas do Rio Verde lança agendamento para campanha de doação de sangue

Começou hoje o agendamento para a campanha de Doação...
PUBLICIDADE