quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Surto de hanseníase faz Ministério Público pedir interdição de unidade prisional em Juína

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O município de Juína (733 km de Cuiabá) vive situação de alerta diante dos novos casos de hanseníase, até julho deste ano, 154 pessoas foram diagnosticadas. O quadro endêmico é ainda mais preocupante na população carcerária, que de um total de 40 presos atendidos no mês passado pela equipe multidisciplinar de saúde, 21 apresentaram a doença.

“As carências estruturais, superlotação e a ausência de prestação de serviços médicos na unidade prisional do município levaram o Ministério Público Estadual, por meio das Promotorias de Justiça Cível e Criminal, a reiterar pedido de interdição parcial do Centro de Detenção Provisória”, explicou a assessoria do MP.

De acordo com o promotor de Justiça Dannilo Preti, desde maio do ano passado uma ação judicial está em trâmite requerendo melhorias ao local. “O novo pedido de interdição parcial foi protocolado, principalmente, em razão da ausência de médico e enfermeiro o que faz com que inviabilize a prevenção e diagnóstico de casos de hanseníase”, explicou.

Ainda segundo o MP, a interdição parcial é necessária para impedir o ingresso de novos presos de outras comarcas na unidade. Atualmente, a população carcerária de Juína é de 226 presos, sendo que 77 são oriundos de outros municípios. Entre os problemas relatados ao Ministério Público, o Centro de Detenção Provisória apresenta deficiência estrutural que reflete na insalubridade do ambiente; superlotação e a ausência de médico e enfermeiro.

A ausência dos profissionais na área da saúde para atuar na unidade prisional ocorre mesmo com candidato aprovado em concurso público. “Se não houver ação hoje, Juína pode ser amanhã, um Carandiru (111 mortos – São Paulo/SP), Urso Branco (27 mortos – Porto Velho/RO) ou, mais recentemente, Anísio Jobim (56 mortos – Manaus/AM) e Alcaçu (26 mortos- Natal/RN)”, alertou o promotor no pedido.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE