Saúde

Sorriso: secretaria monitora caso suspeito de varíola dos macacos

A secretaria municipal de Saúde e Saneamento confirmou, hoje, ao Só Notícias, que um caso suspeito de varíola dos macacos é monitorado no município e que medidas de avaliação e distanciamento social para com o paciente já estão sendo aplicadas. O morador havia retornado de uma região com casos suspeitos e apresenta leves sinais da infecção.

Conforme o secretário Silvio André Stolfe, a coleta de sangue foi concluída no laboratório municipal de análises clínicas. “será encaminhada ao LACEN (Laboratório central de Estado) de Cuiabá, acreditamos que os resultados já devem ser informados a partir de segunda-feira. Nesse período o morador deve ficar isolado por 21 dias”.

No caso do surgimento de sintomas conhecido como febre súbita forte e intensa, dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço, feridas ou lesões pelo corpo, além de inchaços no pescoço,  axilas e região perigenital, Stolfe recomenda “cortar quaisquer contatos com outras pessoas, use máscaras, cuide da higienização das mãos e procure uma unidade de saúde para checagem”.

“Desde maio já estivemos estudando o quadro junto ao ministério da Saúde, respaldando nossas equipes técnicas. Agora. estamos capacitando os profissionais da ponta, como enfermeiros, odontólogos e médicos para estar recebendo a população infectada”.

Uma equipe médica seguirá monitorando o paciente, familiares e contatos mais recentes para estabelecer novos cuidados e medidas de prevenção do contágio, em caso de confirmação do vírus.

Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)