sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso registrou apenas 3 casos de dengue esse ano

PUBLICIDADE

Enquanto muitos municípios sofrem com os altos índices de infestação do mosquito da dengue, Sorriso comemora apenas três casos confirmados da doença neste ano. O secretário de saúde, Elso Rodrigues, afirmou que esses números se devem ao trabalho de orientação e prevenção realizados desde o ano passado.

Resultado de uma parceria entre as secretarias municipais, desde março do ano passado, foram feitos 40 arrastões de limpeza em todos os bairros de Sorriso. A Secretaria de Obras realiza a limpeza, a de Educação faz campanhas de conscientização com os alunos nas escolas e a Saúde disponibiliza os agentes de saúde para a visita nas residências.

Diariamente, os agentes de saúde visitam as casas fazendo o trabalho de prevenção. Uma vez por mês, os bairros recebem cerca de 60 servidores da Secretaria da Saúde, caminhões de lixo, alunos da rede pública de ensino e voluntários que retiram os lixos dos terrenos baldios e das ruas evitando assim que o mosquito encontre local para se proliferar.

O secretário de Saúde destaca ainda a importância da continuidade nos trabalhos iniciados no ano passado pela secretaria, sob a coordenação do engenheiro sanitarista, Marcelo Antonio de Oliveira. “Desde o começo procuramos manter a mesma equipe, e sempre que possível, capacitamos os profissionais e damos melhores condições de trabalho através da compra de equipamentos”, explica Elso.

Entre os trabalhos iniciados no ano passado destaca-se o projeto “Agentes de Saúde Mirins”, implantado na Escola Professora Ivete de Lourdes Arenhardt, onde os alunos receberam treinamento dos agentes de saúde do município. O projeto, realizado através da parceria das Secretarias Municipais de Saúde e a de Educação, preparam os alunos que cursam até a 6ª série para fazerem a fiscalização no seu bairro, na sua rua e na sua própria casa para que não haja focos do mosquito da dengue.

Segundo Marcelo Oliveira, o projeto piloto que foi implantado na Escola Ivete servirá de base para que outras escolas passem a ter seus agentes mirins.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE