terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso registra grande procura por segunda dose de vacina contra a covid

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Sorriso registrou uma grande procura pela segunda dose da vacina contra a covid-19 na última semana. Segundo a prefeitura, foram aplicadas 3.176 segundas doses de imunizantes, sendo que 93,41% dos agendados para o período retornaram para receber a segunda dose. Nos seis dias, foram registrados 224 faltantes, o que equivale a 6,59% do total, já que estavam programadas a aplicação de 3,4 mil doses.

“Apesar de registrarmos alguns faltantes a adesão foi maior do que nas semanas anteriores e renovou nosso ânimo”, salienta o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro. Contudo, mesmo com a melhora na adesão, Sorriso ainda registra cerca de 6 mil faltantes para as segundas doses. “É muita gente que não retornou. Nós buscamos facilitar o máximo possível, inclusive com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) atendendo em horário noturno de segunda à sexta-feira”.

O secretário lembra que pessoas com a segunda dose atrasada ou na data indicada para aplicação podem procurar o Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol ou o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste de segunda à sexta-feira das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Além da segunda dose, os dois pontos aplicam a dose de reforço e a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, estes devem comparecer acompanhados dos pais. Também de segunda à sexta o AME atende com horário estendido das 17 às 20 horas com aplicação de todas as doses (1ª, 2ª e dose de reforço). No sábado, os três pontos atendem pela manhã das 7h30 às 10h30.

Maiores de 18 anos que não receberam nenhuma dose até o momento podem se dirigir ao PSF mais próximo. Há imunizantes contra a covid-19 disponíveis em todas as salas de vacina do município, inclusive nos Distritos.

Luís Fábio aproveita para alertar que a dose de reforço, a terceira dose, já está sendo aplicada em qualquer pessoa acima de 18 anos. Somente é necessário observar o cartão de vacinas e verificar um intervalo de cinco meses (150 dias) entre a aplicação da segunda dose para a dose de reforço.

“Diariamente realizamos um apelo: quem não se imunizou busque a vacina o quanto antes. Temos vacinas disponíveis em todas as nossas unidades; estamos trabalhando em horário noturno; não há desculpas para não completar o esquema vacinal”, frisa o secretário.

“Diante do surgimento dessa nova cepa e da forma como o SARS-COV-2 se espalha muito rápido, mais uma vez salientamos a todos a necessidade da imunização. É necessário observar uma nova rotina de cuidados para o novo normal, mas precisa ficar claro que a vacina integra essa nova rotina”, finaliza.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE