Foram distribuídas nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF) do município, as 3,3 mil doses da vacina contra gripe, na última sexta-feira à tarde. Foi o quinto e último lote da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, enviado pelo Ministério da Saúde e destinado aos grupos prioritários. Com esse lote, a secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso recebeu um total de 14.990 doses.
Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que 79,6% dos grupos prioritários já foram imunizados. O que tem a menor procura é o das gestantes, com 60,3%, seguido do grupo das crianças com 64% e das puérperas 74,6%. “Os grupos das crianças, gestantes e puérperas devem procurar as unidades para serem imunizados, porém, os pais devem ficar atentos para as crianças que tomaram a vacina pela primeira vez e devem retornar após 30 dias para receber a segunda dose”, explicou Kátia Dal´Pra, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Os grupos prioritários são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, conforme protocolo do Ministério, também devem se vacinar contra a gripe.