Saúde

Sorriso intensifica ações para combater o mosquito da dengue

A partir de segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento estará realizando um mutirão de identificação de pontos de larvas do mosquito da dengue em Sorriso. “O objetivo é eliminar os focos, para que diminua cada vez mais o número de casos da doença, que desde de janeiro somam 74 casos confirmados em todo município”, explica o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Marcelo Oliveira.

Segundo Marcelo, os primeiros bairros a serem visitados na próxima semana serão o Jardim Alvorada, Bela Vista, Jardim Bela Vista e Taiamã. “Depois iremos ao bairro Bom Jesus e toda área central do município. Em seguida, visitaremos a Grande São Domingos. A intenção é, até o final do ano, percorrer todos os bairros de Sorriso”, afirma. Ao todo, 33 agentes ambientais farão vistoria nas residências verificando se o local possui foco do mosquito.

“Caso seja encontrado algum foco do mosquito na residência, o proprietário será notificado pela equipe e terá um prazo para se regularizar. Caso não atenda a solicitação, a pessoa será multada. É importante que a população saiba que irá receber a visita dos agentes ambientais e que abram suas portas para a equipe da saúde realizar seu trabalho”, enfatiza Marcelo.

A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte