A Secretaria de Saúde fará, de 22 a 27 de outubro, a “semana de prevenção do câncer de mama, colo uterino e bucal”. Neste sábado, todas as unidades de saúde estarão abertas das 7 às 13 horas para atividades preventivas.
Hoje, no Brasil, é possível fazer diagnósticos precisos, tratamentos apropriados, e obter informações sobre o câncer. E isto tudo, quando acompanhado de um bom suporte emocional, pode curar ou controlar o tumor ou pelo menos oferecer uma boa qualidade de vida aos pacientes. Os números da doença, registrados nos últimos anos, preocupam governo e sociedade.
O câncer de mama é o mais temido pelas mulheres, devido, sobretudo, aos efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e de sua imagem pessoal. Além disso, é o principal responsável pelas mortes tanto em países desenvolvidos como subdesenvolvidos. Em boa parte dos casos, conseqüência do diagnóstico tardio.
O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a aproximadamente 24% de todos os cânceres. Já o câncer bucal ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos que acometem o organismo, devido a sua alta incidência e mortalidade. A prevenção e diagnóstico precoce de lesões cancerizáveis podem ser realizados pelo cirurgião dentista através de exames e orientações.