sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso inicia campanha contra a hanseníase

PUBLICIDADE

O Brasil está em segundo lugar, atrás apenas da Ìndia em número de casos de hanseníase. Visando mudar esta realidade, e diminuir o número dos casos no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso realizou um curso de capacitação para os médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da rede pública de saúde.

No sábado, os profissionais tiveram uma palestra ministrada pelo doutor Roberto Kazan, especialista no assunto, que mostrou casos de outros municípios e ainda contou com o depoimento de pacientes de Sorriso. Uma campanha de conscientização será o próximo passo da Secretaria que tem o objetivo de identificar os portadores, sensibilizá-los para o tratamento e tratá-los.

A hanseníase pode começar com uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo. Em cima destas manchas ou mesmo fora delas a pele fica com a sensibilidade diminuída ou abolida ao calor. A Secretária de Saúde, Mirian Sollé Rocha, orienta as pessoas que apresentarem manchas pelo corpo com diminuição da sensibilidade, que procurem a Unidade de Saúde da Família do seu bairro para realizar os exames necessários. Atualmente, existem medicamentos que curam a hanseníase. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais rápida será a cura.

Os doentes diagnosticados nas formas avançadas também serão curados após o tratamento. Nesta fase, eles podem contagiar outras pessoas, mas se estiverem em tratamento, esse problema não ocorre.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE