sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso encerra semana com menor número de novos casos de covid-19 em 2021

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

Sorriso encerrou a última semana epidemiológica (dos dias 24 a 30 de setembro, com79 novos casos confirmados de covid-19, o menor número registrado em 2021. Comparada à 11ª semana, no fim de fevereiro/início de março, quando foram 456 novas situações, são 377 casos a menos. Já em relação à última semana, quando foram registrados 104 novos casos, são 25 notificações a menos.

Para o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, essa é uma boa notícia, resultado de um conjunto de ações. “Acredito que a queda desses números é um reflexo direto da eficácia da vacina e da celeridade com que estamos buscando vacinar. Hoje, por exemplo, estamos aplicando tanto primeiras doses para a população com 16 anos ou mais, bem como para puérperas, gestantes, além da dose de reforço, a ‘terceira dose’ para pessoas com 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos. Também estamos aplicando diariamente segundas doses. É um trabalho contínuo e que já está gerando bons frutos”.

Marchioro aproveitou ainda para fazer um alerta. “A pandemia não acabou. A máscara e os demais cuidados protetivos continuam essenciais”, disse, conforme divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura.

Hoje, o boletim epidemiológico apontou 183 casos ativos da doença no município. Um número que não era registrado desde o dia 23 de novembro de 2020, quando eram 185 ativos. O número de internações também diminuiu: nesta quinta-feira são seis pacientes, dois em leitos de UTI e quatro em enfermarias. Dos 18,2 mil positivados, 17,8 mil estão curados.

“Pedimos que quem ainda não se imunizou, busque fazer isso o quanto antes. A vacina já provou sua eficácia: estamos observando uma queda considerável na necessidade de internações e também de casos graves ou gravíssimos”, pondera. “A vacina não impede a contaminação: é um conjunto de ações para evitar positivar. Mas, com certeza a imunização diminuiu em muito a necessidade da internação hospitalar”, argumenta o secretário.

Nesse momento, o município está imunizando a população com 16 anos ou mais, lactantes com filhos de até dois anos e aplicando a dose de reforço em pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos. Além disso, tem mantido também um posto permanente no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol e um no PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste para aplicação exclusiva de segundas doses e das doses de reforço.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE