quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Prefeito de Lucas diz que emancipação da UFMT em Sinop representa independência para a região

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

O prefeito Miguel Vaz foi um dos participantes da audiência realizada ontem à noite, na câmara de vereadores de Sinop, com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para debater a emancipação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, para se tornar Universidade Federal Do Norte De Mato Grosso (UFNMT) e avalia o projeto interessa aos demais municípios e é importante para a região.

“Com essa proposta, Lucas do Rio Verde poderá ter a Universidade Federal do Nortão. Isso representa muito mais independência para nossa região e por isso a importância de todos os prefeitos estarem unidos, com o mesmo objetivo e pensando regionalmente. Todos os prefeitos estão unidos, com o mesmo objetivo, pensando regionalmente, e isso é muito bom para essa região tão importante para o estado”, afirmou Miguel.

Com o prefeito de Lucas do Rio Verde, também estava a secretária municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Benetti Lovatel. Ela aproveitou a presença de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para apresentar algumas demandas do município.

“Nós fizemos algumas reivindicações a respeito de algumas pendências, das quais nós tivemos algumas respostas. Os técnicos do FNDE mencionaram que no mês de outubro nós teremos algumas respostas positivas em relação às demandas apresentadas. Então, vamos ficar no aguardo e, caso não ocorra esse retorno, nós vamos fazer novamente as solicitações da área de edificações”, disse Elaine.

Conforme Só Notícias já informou, o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) também destacou a importância da união dos prefeitos do Nortão na conquista de projetos de desenvolvimento durante a audiência. Ele afirmou que a conquista da criação da UFNMT será um benefício para a região, que é composta por cerca de 30 municípios.

“A cidade de Sinop vai ganhar muito com isso [criação da UFNMT. Os municípios da região vão ganhar. Com a união de todos os prefeitos, não tenho dúvida de que dará certo. E aí vem o compromisso de nossos senadores, deputados federais de trabalhar junto ao parlamento para que a votação seja positiva em prol da nossa universidade”, detalhou Dorner.

O ministro Milton Ribeiro informou que o primeiro passo em direção à emancipação já foi dado pelo Governo com o pedido da pasta para aumentar a verba discricionária em 17% para universidades e 28% para institutos federais. Pediu também o apoio dos prefeitos de Sinop e região na cobrança ao Congresso Nacional para aprovação do orçamento federal para o próximo ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE