Saúde

Sinop: secretaria libera agendamento para 3ª dose de vacina contra Covid em jovens acima de 18 anos

A secretaria municipal de Saúde liberou, hoje, o agendamento para aplicação da terceira dose do imunizante contra Covid, em jovens acima de 18 anos, que já tenha recebido a segunda dose há pelo menos 5 meses. O agendamento pode ser feito no site da prefeitura. A medida é para evitar aglomerações e atrasos nos locais de vacinação e, apenas a população idosa, com 60 anos ou mais, está isenta de realizar o agendamento para os atendimentos.

A terceira dose é válida para todas as pessoas que receberam os imunizantes de dupla aplicação (Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca) e cuja a segunda dose ocorreu há cinco meses. A data pode ser verificada no cartão de vacinas.

As pessoas que foram vacinadas com o imunizante Janssen (de dose única) também receberão dose de reforço, no entanto, é aguardado o envio do referido imunizante, por parte do Governo Federal, para que esse atendimento ocorra. O início da vacinação para este público será devidamente divulgado pela Prefeitura.

São pelo menos 10 pontos de atendimentos em funcionamento. O agendamento também está disponível para a população com 12 anos ou mais e que não recebeu a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Para facilitar o acesso da população, aos sábados, os atendimentos seguem como livre demanda, não sendo necessário agendamento.

No dia escolhido para a vacinação, o munícipe deve apresentar os documentos pessoais, o cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Apenas a aplicação da segunda dose segue no sistema livre demanda.

De acordo com a assessoria, as vacinas são aplicadas de segunda à sexta-feira das 7h30 às 10h e das 13h às 16h30, nas unidades básicas de Saúde do Alto da Glória, Primaveras, Palmeiras, Camping Club, Maria Vindilina II, Cidade Jardim, Oliveiras, Nações e no Centro Integrado de Atendimento Umuarama

Já das 6h às 18h, as doses também são aplicadas no Centro Integrado de Atendimento Jacarandás. Das 17h às 20h, nas unidades do Primaveras, Maria Vindilina II e São Francisco. Aos sábados, das 8h às 17h  – até dia 18 deste mês por livre demanda – nos Centros Integrados de Atendimento Umuarama e Jacarandas, além das Nações, Palmeiras e  Maria Vindilina II.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)