domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: secretaria aponta redução de dengue nos primeiros meses

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde informou hoje que houve redução nos casos de dengue entre janeiro e março, em relação ao mesmo períodop do ano passado. Dos 2.042 casos registrados em 2010, 1.921 foram de dengue clássica, 84 com complicações e 37 hemorrágicos. Já os 237 registros deste ano são de dengue clássica. As informações são do coordenador da equipe de Vigilância Ambiental, Cesário Alves Rocha. Para ele, a redução é o resultado de um conjunto de ações desenvolvidas em parceria com várias secretarias e com o auxílio da população. "O carro chefe de tudo isso continua sendo a Secretaria de Saúde, mas contamos com o apoio da Secretaria da Cidade na limpeza dos valetões, da Secretaria do Meio Ambiente notificando, alertando sobre as questões de limpeza e queimada e da Secretaria de Educação atuando em palestras, por exemplo", destacou.

Outro fator destacado por Cesário foi a aquisição e distribuição de um novo bio-larbicida aplicado em todas as calhas dos órgãos públicos. Os arrastões promovidos nos bairros, como no Jardim Violetas, onde o índice de infestação era de 5,37%, também foram considerados fundamentais pela equipe.

Cesário explicou que o índice geral de infestação de Sinop está em 1,5%. "Esse índice conta com a vistoria de 80% das calhas porque agora nossa equipe também está vistoriando as calhas", explicou. No início do ano, em alguns pontos isolados o índice apresentava picos mais elevados, como o Jardim Violetas com 5,37%, o Jardim Imperial 4,37%, e a Chacará de Lazer Silva com 5,56%. Em todos os locais o departamento realizou ações especificas e o índice de infestação já está controlado. A secretaria aponta que 80% dos focos identificados hoje pelas equipes estão nos quintais, terrenos baldios e calhas. "Daí é a fundamental a conscientização dos moradores para que realmente possamos diminuir os focos", disse.

Em 2010, 300 multas, no valor de 100 UR, (uma UR equivale a R$ 1,72), foram emitidas por falta de limpeza em terrenos baldios. Nesse ano, mais de 200 multas já foram expedidas. O valor é revertido para o próprio combate ao aedes aegypti.

No ano passado nove óbitos foram confirmados por dengue em Sinop, porém o coordenador explicou que seis das nove vitimas fatais residiam no município. "Três eram pessoas de outras cidades, mas que no momento estavam em Sinop e faleceram aqui", apontou.

Conforme Cesário, o trabalho em conjunto desenvolvido pelas secretarias, além de contribuir com a limpeza, com a disponibilização de nove caçambões para a recolha de lixo, embelezamento e arborização da cidade, irá diminuir ainda mais os índices de infestação de dengue na cidade. Hoje as equipes das Secretarias de Cidade e Saúde estão no Jardim Violetas e na seqüencia estarão atendendo os bairros Imperial, Palmeiras, Oliveiras e Azaléias.

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE