sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: notificações de dengue passam de mil até julho

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde fez 1.366 notificações de dengue até ontem em Sinop. Os dados são desde janeiro. Destes, 796 foram de casos confirmados, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em água limpa e parada. Os números são superiores se comparados com o primeiro semestre do ano passado. Até junho de 2006 o município registrava 382 notificações e 309 confirmações.

Segundo a secretaria, apesar do aumento, percebe-se que o período da estiagem vem contribuindo para a redução dos casos de dengue nos últimos meses. Em maio, por exemplo, foi detectado apenas um caso. Já em fevereiro, quando são intensas as chuvas, foram 310. Nos cinco primeiros meses totalizaram 687 casos.

Mesmo assim, ainda permanece o alerta para evitar a proliferação das larvas em ambientes com água limpa e parada. De acordo com o Departamento de Epidemiologia, 65% dos focos são registrados nas casas, principalmente em vasos de plantas, calhas e recipientes com água para animais. A orientação é que os moradores evitem o acúmulo nestes locais.

Agentes continuam visitando as casas com objetivo de intensificar o combate a doença. Em Sinop, foi necessária a aplicação do fumacê para reduzir a infestação do mosquito transmissor, bem como em outras cidades do Nortão.

Estima-se que para cada caso confirmado haja outros cinco não comunicados. Os ovos incubados podem resistir até 450 dias e, em contato com a água, eclodirem. Lixos domésticos, jogados em quintais e terrenos baldios, como latas, garrafas, plásticos, também são locais propícios para a reprodução.

A conscientização ainda é a melhor maneira de se evitar a doença.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE