Saúde

Sinop: mais de 34 mil são abordados em barreiras sanitárias para evitar contágio do Covid

A secretaria municipal de Saúde informou que mais de 34 mil pessoas passaram pela triagem e receberam  orientações sobre os cuidados para evitar contágio da Covid das equipes que trabalharam nas barreiras sanitárias na rodoviária e no aeroporto municipal, de 6 a 30 de abril. A falta da máscara ou o uso incorreto dela foram os problemas mais constatados.

Foram monitorados 1.044 ônibus com passageiros originários de diversos Estados e que desembarcaram em Sinop. Pelo menos duas pessoas que apresentaram sintomas suspeitos da doença foram encaminhadas para atendimento em Unidades Básicas de Saúde.

Também foram distribuídos cerca de 5 mil panfletos e 80 cartazes orientativos reforçando a importância do uso de máscara, higienização e a necessidade de evitar aglomerações de pessoas, tanto na rodoviária quanto aeroporto, além de supermercados.

A secretaria reforça a vacinação continua (para pessoas com mais de 61 anos) mas ainda é importante adotar as medidas de biossegurança como- lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com o uso de álcool em gel; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e descarta-lo devidamente; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência e manter o distanciamento social.

No boletim de ontem, foram informadas mais 6 mortes em Sinop em decorrência da doença, que ocorreram nos últimos dias.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)