Saúde

Sinop inicia vacinação de crianças na campanha de combate ao surto de sarampo

A secretaria municipal de Saúde encaminhou para todas as unidades básicas centenas de doses e começou a ser feita a imunização de crianças de seis meses e um ano contra sarampo. O atendimento é de segunda a sexta-feiras, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.

Além da idade prioritária, a vacina também ficará disponível para os munícipes identificados como não imunizados – perante avaliação do cartão de vacina – com a faixa etária de um ano a 49 anos. Outro método imposto pelo Ministério da Saúde é o chamado Bloqueio Vacinal, ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas, não imunizada, que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 h, informa a assessoria.

A ação é uma medida para combater o surto de sarampo no país. São 1.680 casos confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraná, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe e Piauí. Em Mato Grosso não há registros da doença.

Só Notícias (foto: reprodução/arquivo)