O ano começou com aumento no índice de infestação do mosquito Aedes Aegypt aumentando em alguns bairros. O percentual chegou a 10% em determinados pontos, mas a média geral em toda a cidade é bem menor. Em dezembro, o índice foi de 1,2%. Entre janeiro a dezembro, terminou a média foi de 0,77% . O ‘aceitável’ pelo Ministério da Saúde é 1%. “Mosquitos temos demais até pela situação como estava sendo trabalhado. Agora, temos um problema muito grande com a chegada do pessoal que estava de férias que podem vir infectada com os vírus”, explicou a bióloga da Vigilância Ambiental da Secretaria Adriana K. Casturino.
Neste sábado começa uma campanha geral reforçando para a população manter quintais limpos. O lançamento será feito pela manhã, na praça Plínio Callegaro, com panfletagem, passeata e exposição de faixas.
Paralelamente, será reforçada a campanha contra rubéola, que busca atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde (de 95%). Até o dia 19 de fevereiro, haverá postos de vacinação em frente a empresas, bancos, universidades e escolas também estão na lista. Até semana passada, Sinop atingiu apenas 89% da meta (56 mil).