O Hospital Regional de Sinop, administrado pela secretaria estadual de Saúde (SES), realizou 4,4 mil cirurgias de janeiro a novembro deste ano, sendo 2,1 mil procedimentos eletivos e 1,9 mil de urgência. A unidade também realizou 8,3 mil exames no mesmo período analisado, sendo 5,8 mil de radiologia. A tomografia computadorizada foi o segundo procedimento mais realizado, com 711 exames, seguida da ecocardiografia, com 474 registros. “O hospital é referência na região Norte de Mato Grosso e conseguiu aumentar o número de cirurgias neste ano, em comparação com o ano passado, mesmo considerando apenas os dados até novembro. Isso só demonstra a eficiência da gestão estadual”, afirmou o secretário da pasta responsável, Gilberto Figueiredo.
Ainda foram realizadas 15,7 mil consultas eletivas de janeiro a novembro deste ano, sendo 5,1 mil das especialidades de ortopedia e traumatologia, 1,9 mil de cirurgia geral e 1,6 mil consultas de oftalmologia. Segundo o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, a unidade é referência no acolhimento às vítimas de violência em sua Sala Lilás, criada em agosto de 2023, mês da campanha nacional de conscientização e combate à violência doméstica e ao feminicídio.
“Só neste ano, de janeiro a 16 de dezembro, a Sala Lilás do Hospital Regional de Sinop atendeu 20 vítimas. O local oferece atendimento com profissionais experientes para realizar um acolhimento humanizado, sigiloso e integrado a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, garantindo a preservação da identidade das pacientes”, informou.
O diretor do hospital, Jean Alencar, destacou que a unidade retomou a realização de captações de órgãos em outubro deste ano, em parceria com a Central Estadual e o Sistema Nacional de Transplantes, e já realizou o segundo procedimento em novembro e o terceiro em dezembro. As perspectivas para a área são ainda melhores para 2026.
“Nossa equipe foi muito bem capacitada ao longo deste ano para acolher as famílias de potenciais doadores e convencê-las a salvar vidas. O hospital segue todo o protocolo de exames necessários para o fechamento do diagnóstico de morte encefálica, essencial para que as captações possam ocorrer e, assim, contribuir com essa política. Isso é motivo de orgulho para nós”, destacou.
Em 2026, o local será o primeiro hospital regional do Estado a realizar uma pesquisa científica com o uso de células-tronco de pacientes. O início do estudo já foi aprovado pela Escola de Saúde Pública (ESP-MT), também da SES. “Foi uma iniciativa da própria equipe de neurocirurgia trazer esse projeto de pesquisa para ser desenvolvido no hospital. Nós temos profissionais que hoje são referência na área de atuação deles”, concluiu o diretor.
O Hospital Regional de Sinop, que completou 11 anos de fundação em dezembro de 2025, passa por reforma para melhorar o espaço para os trabalhadores, abrir mais leitos e atender melhor a população da região. A obra já está com mais de 90% de execução, com investimento previsto de R$ 25,3 milhões.
A unidade possui cinco salas cirúrgicas e 100 leitos, sendo 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, 15 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCI), 20 leitos exclusivamente ortopédicos, 18 leitos de clínica médica e 15 leitos voltados para procedimentos cirúrgicos gerais.
O hospital atende nas especialidades de neurocirurgia, cirurgia vascular, UTI e UCI pediátricas, UTI adulto, oftalmologia, anestesiologia, clínica médica, emergência, cardiologia, neurologia e cuidados paliativos, tanto em média quanto em alta complexidade.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


