quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop espera nova remessa de testes Covid e secretaria restringe uso nas unidades de saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A secretaria de Saúde anunciou, no início da tarde, que devido ao aumento dos casos e o número de novos casos da doença se “viu obrigada a restringir o uso dos testes para identificação da Covid, limitando seu uso à pacientes que apresentem quadros de moderados à graves e que necessitam de internação”. A medida leva em consideração a dificuldade de aquisição e distribuição dos insumos por parte dos fornecedores em todo o Brasil.

“Sinop tomou atitude de restringir os testes, até por orientação do ministério da Saúde, devido à falta em nível nacional. Não acabaram os testes de Sinop, porém, nós restringimos seu uso, direcionando somente para àqueles pacientes que serão atendidos pelas unidades de sintomas gripais e que necessitarem de uma transferência para UPA ou de uma transferência [da UPA] para algum hospital regional”, explicou, através da assessoria, a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

Ela acrescenta que a prefeitura comprou insumos no final do ano passado, no entanto ainda aguarda a entrega, cuja previsão é de ocorrer em lotes. “Na ocasião, tínhamos uma grande quantidade, em torno de 15 mil testes. Hoje, estamos com uma quantidade de 2 mil. Por isso restringimos. Compramos, porém, a previsão de entrega é para semana que vem, mas em pequenas quantidades”, explicou.

A limitação na testagem não altera a rotina de funcionamento nas unidades destinadas a sintomas gripais e os atendimentos seguirão os protocolos ministeriais e os que apresentarem os sintomas serão acolhidos pelos médicos, passarão por consultas e terão as recomendações para tratamento.

Oito unidades atendem quem tem sintomas gripais – policlínica Menino Jesus, a unidade Covid Primaveras e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Vindilina II funcionam 24 horas. Já as UBS’s Primaveras, Palmeiras, Ibirapuera, Sebastião de Matos e Violetas.

A assessoria também informa que Sinop está registrando a média de 1,5 mil atendimentos diários entre as oito unidades de saúde destinadas aos sintomas gripais e a secretária reforça a necessidade do apoio da população em manter os cuidados básicos, usando máscara, reforçando cuidados de higiene e evitar as aglomerações, de modo a diminuir a transmissão a superlotação nas unidades de saúde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE