Quais as regras para a manipulação de remédios, os cuidados com medicamentos manipulados, a importância da assistência farmacêutica nas redes pública e privada, o sistema nacional de gerenciamento de produtos da portaria 344/98 e as ações da Anvisa para combater a venda de produtos submetidos à fiscalização sanitária ? Estes e outros assuntos foram tema do 1º Simpósio Farmacêutico do Norte Matogrossense (Simfanorte), que terminou na sexta-feira. Sinop foi o primeiro pólo deste tipo de encontro, que acontecerá em outros municípios.
A realização foi do Conselho Regional de Farmácia (CRF), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic), Sistema CNI e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) voltado para acadêmicos dos cursos de farmácia além de profissionais da área.
Foram oferecidos cinco cursos e seis palestras com professores e doutores renomados na área. Ao fim, houve mesa redonda para discutir a assistência farmacêutica no Norte Matogrossense.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso, Adonias Correa da Costa, explicou que o objetivo do Simfanorte foi repassar conhecimento aos profissionais da área e divulgar a profissão farmacêutica na região. “Esse é um simpósio importante não apenas para os profissionais que participam, mas principalmente para a população da região que passa a ter um atendimento mais qualificado”, explicou.