O primeiro semestre do ano de 2005 está se encerrando e a Secretaria Municipal de Saúde já tem um balanço do número de casos de dengue registrados e confirmados no município. Ao todo foram notificados 521 suspeitas e 112 foram confirmadas. Segundo o coordenador Municipal de Endemias, Valério Gobatto, esse número pode aumentar por causa de cerca de 100 amostras de sangue que aguardam análise no Laboratório Central em Cuiabá.
Só Notícias apurou que, com os mutirões realizados no decorrer dos seis meses, foram recolhidos mais de 60 caminhões de lixo, o equivalente a 300 toneladas. Mais de 8 carretas de pneus também foram enviadas ao Estado de São Paulo, para que seja cumprida a resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), onde cita que pneus velhos devem ser moídos para serem utilizados em caldeiras ou fazer parte dos componentes do asfalto.
Durante este mesmo período 110 agentes comunitários de saúde dos PSFs (Postos de Saúde da Família) e mais 60 exclusivos para o combate à dengue, estiveram mobilizados no combate a prevenção ao mosquito transmissor da doença.
Valério informou ainda que, como o período da chuvarada terminou, a incidência de casos tem sido menor, mas mesmo assim os trabalhos de coleta de lixo e combate a dengue continuam.
“Existem equipes que estão fazendo a coleta do lixo e o tratamento das bocas de lobo. Quando aparece uma pessoa com suspeita de dengue, os agentes vão até sua residência para averiguar se existe criadouros do mosquito no local. E é feita a coleta do sangue do paciente para análise e confirmação ou não do caso”, finalizou.