PUBLICIDADE

Sinop: começa nesta 3ª vacinação contra Covid em pessoas acima de 45 anos com comorbidades

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A aplicação da primeira dose contra Covid para pessoas acima de 45 anos ou mais com comorbidades começa nesta terça-feira, segundo dados divulgados, há pouco, pela secretaria municipal de Saúde. A vacinação será no Centro Integrado de Atendimento do bairro Jardim Umuarama e na  Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Vindilina II.

Com isso, subiu para nove os locais de vacinação, tendo atendimentos também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Palmeiras, Primaveras, Nações, Sabrina, Alto da Glória e Camping Club e, no Centro Integrado em Atendimento à Saúde Municipal do bairro Jardim Jacarandás.

A vacina estará disponível ao grupo no decorrer da semana.  À exemplo do que já vem sendo praticado, e conforme recomendado pelos governos Estadual e Federal, a vacinação para o paciente com comorbidade é feita mediante apresentação do laudo médico que descreve qual a comorbidade, acompanhado do CID da doença.

Quem faz acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, pode solicitar o documento em sua unidade de referência. O prazo de emissão é de 24 horas. O laudo é retido no ato da vacinação e anexado ao cadastro do vacinado. É importante apresentar também algum documento oficial com foto, cartão SUS ou CPF, além do cartão de vacinação.

As comorbidades atendidas, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas grave, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmorar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias.

Além de doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados. doença cerebrovascular (avc isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular), imunossuprimidos, doença renal crônica (estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE