quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: começa na 2ª agendamento para jovens acima de 16 anos se vacinarem contra Covid e terceira dose para idosos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Sinop informou, esta manhã, que o agendamento da vacinação em primeira dose para adolescentes acima de 16 anos começam na próxima segunda-feira, no site da prefeitura. É obrigatório que o menor esteja acompanhado por um responsável, além de apresentar os documentos pessoais, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.

A liberação de vagas no sistema de agendamento, bem como a redução da faixa etária, segue ocorrendo de maneira gradual, conforme as doses são distribuídas pelo Governo Federal para Estados e municípios. “A quantidade de vagas que disponibilizamos no sistema segue conforme nós recebemos as vacinas do Ministério da Saúde. Reforço que a agenda também é disponível para adultos, aqueles que chegaram na sua idade e não tomaram ainda a sua primeira dose”, destacou a secretária Interina de Saúde, Daniela Galhardo.

Conforme o Ministério da Saúde, Sinop conta com uma população vacinável (pessoas com 18 anos ou mais) estimada em 104,3 mil pessoas e, até a última atualização do painel LocalizaSUS, 134,8 mil doses foram aplicadas no município, sendo 91,5 mil somente em primeira dose, e outras 6,2 mil receberam o imunizante de dose única. Ou seja, cerca de 93% da população estimada inicialmente já recebeu ao menos uma dose de um dos imunizantes contra Covid-19.

Também estará liberado, a terceira dose para o público formado por idosos com 70 anos ou mais e, também, para as pessoas imunocomprometidas. Para este grupo, os atendimentos não precisarão ser agendados. A dose de reforço estará disponível, de segunda à sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde do Alto da Glória, Camping Club, Palmeiras, Primaveras, Maria Vindilina 2 e Centro Integrado de Atendimento do Jardim Umuarama, das 7h30 às 10h 30 e das 13h às 16h30. A vacina também estará disponível no CIA Jacarandás, das 6h às 18h, sem intervalos.

Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, receberá a terceira dose o idoso com 70 anos ou mais e que já tenha tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses. Para isso, será necessária apresentação do documento com foto, cartão SUS e o cartão de vacinação.

Quanto aos imunocomprometidos (imunodeficiência; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e, pessoas vivendo com HIV/Aids), será necessário apresentar também um laudo médico que comprove a condição. O documento também será retido pela Secretaria. A aplicação da terceira dose para esse público é recomendada para ser realizada 28 dias após o recebimento da segunda dose.

A vacinação em segunda dose segue no sistema livre demanda de segunda à sexta-feira (exceto nas quintas), no Clube dos Idosos Dom Henrique, localizado na rua das Caviúnas, ao lado do hospital regional de Sinop. Para vacinar, é obrigatória apresentação dos documentos pessoais, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.

Conforme Só Notícias já informou, em Sorriso também a partir da próxima segunda-feira, começará a imunizar adolescentes jovens acima de 12 anos, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Imunizações.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE