PUBLICIDADE

Sinop: começa na 2ª agendamento para jovens acima de 16 anos se vacinarem contra Covid e terceira dose para idosos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Sinop informou, esta manhã, que o agendamento da vacinação em primeira dose para adolescentes acima de 16 anos começam na próxima segunda-feira, no site da prefeitura. É obrigatório que o menor esteja acompanhado por um responsável, além de apresentar os documentos pessoais, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.

A liberação de vagas no sistema de agendamento, bem como a redução da faixa etária, segue ocorrendo de maneira gradual, conforme as doses são distribuídas pelo Governo Federal para Estados e municípios. “A quantidade de vagas que disponibilizamos no sistema segue conforme nós recebemos as vacinas do Ministério da Saúde. Reforço que a agenda também é disponível para adultos, aqueles que chegaram na sua idade e não tomaram ainda a sua primeira dose”, destacou a secretária Interina de Saúde, Daniela Galhardo.

Conforme o Ministério da Saúde, Sinop conta com uma população vacinável (pessoas com 18 anos ou mais) estimada em 104,3 mil pessoas e, até a última atualização do painel LocalizaSUS, 134,8 mil doses foram aplicadas no município, sendo 91,5 mil somente em primeira dose, e outras 6,2 mil receberam o imunizante de dose única. Ou seja, cerca de 93% da população estimada inicialmente já recebeu ao menos uma dose de um dos imunizantes contra Covid-19.

Também estará liberado, a terceira dose para o público formado por idosos com 70 anos ou mais e, também, para as pessoas imunocomprometidas. Para este grupo, os atendimentos não precisarão ser agendados. A dose de reforço estará disponível, de segunda à sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde do Alto da Glória, Camping Club, Palmeiras, Primaveras, Maria Vindilina 2 e Centro Integrado de Atendimento do Jardim Umuarama, das 7h30 às 10h 30 e das 13h às 16h30. A vacina também estará disponível no CIA Jacarandás, das 6h às 18h, sem intervalos.

Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, receberá a terceira dose o idoso com 70 anos ou mais e que já tenha tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses. Para isso, será necessária apresentação do documento com foto, cartão SUS e o cartão de vacinação.

Quanto aos imunocomprometidos (imunodeficiência; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e, pessoas vivendo com HIV/Aids), será necessário apresentar também um laudo médico que comprove a condição. O documento também será retido pela Secretaria. A aplicação da terceira dose para esse público é recomendada para ser realizada 28 dias após o recebimento da segunda dose.

A vacinação em segunda dose segue no sistema livre demanda de segunda à sexta-feira (exceto nas quintas), no Clube dos Idosos Dom Henrique, localizado na rua das Caviúnas, ao lado do hospital regional de Sinop. Para vacinar, é obrigatória apresentação dos documentos pessoais, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.

Conforme Só Notícias já informou, em Sorriso também a partir da próxima segunda-feira, começará a imunizar adolescentes jovens acima de 12 anos, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Imunizações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE