PUBLICIDADE

Sinop: combate a dengue terá apoio da polícia e multas são regulamentadas

PUBLICIDADE

Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária de ontem à noite, em primeira e única votação, o projeto apresentado extra-pauta pela prefeitura, que institui o programa de controle e combate à dengue, unificando três leis municipais para facilitar a fiscalização, que será em duas etapas. Na primeira, os agentes de saúde vão as residências e orientarão a população para manter quintais limpos, evitando surgimento de focos do mosquito e passando o veneno para acabar com larvas e possíveis criadouros. Na segunda etapa, fiscais sanitários vão passar nas casas e empresas podendo aplicar multas (100 UR -Unidade de Referência- que tem o valor de R$ 1,56) se houver focos do mosquito transmissor da doença.

Uma das novidades no projeto é a notificação ao dono do imóvel que estiver fechado. Vai ser constada data da primeira visita e a de retorno. Se os agentes não conseguirem entrar, poderão ter auxílio da polícia para fiscalizar os quintais. Os proprietários de imóveis que proibirem a entrada dos agentes  serão multados entre 200 e 400 URs para residências e, 401 a 800, para o comércio.

Os números registrados pelo Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN) em Sinop é de 3.098 notificações de dengue apenas este ano. Oficialmente, a Secretaria Estadual de Saúde aponta 4 mortes, mas podem ser 6, com base em atestados de óbito de duas pessoas que faleceram há poucas semanas.

Os projetos aprovados ontem vão, agora, para a sanção do prefeito Juarez Costa.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE