PUBLICIDADE

Sinop: casos de influenza e gripe tem grande aumento e secretária recomenda vacinação

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein (foto: Karoline Kuhn/assessoria/arquivo)

Sinop está com aumento expressivo nos casos de gripe, influenza B nas últimas semanas e, apenas no mês passado, cerca de 5 mil crianças passaram pela Unidade de Pronto Atendimento, demonstrando aumento de 100% em relação a fevereiro, que registrou 2,2 mil atendimentos. A quantidade de adultos com influenza também tem crescido. Unidades de saúde da rede municipal e hospitais estavam lotados, semana passada.

A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, detalhou ao Só Notícias, que as condições climáticas contribuem para que todos os anos haja “cenários epidemiológicos em meses diferentes”. “A gente tem período sazonal, isso significa que em alguns meses do ano aumenta o número de pessoas com sintomas gripais, febris, além da dengue que nós temos no período chuvoso. No ano passado, tivemos este aumento. Nos meses de maio e junho e neste ano foi diferente, começando no mês de março, em todo o Mato Grosso, aumentando os sintomas gripais devido ao período chuvoso, que intercala entre muita chuva e tempo ensolarado, as mudanças climáticas fazem com que aumente”, analisou.

A secretária apontou a principal preocupação é com as crianças que apresentam sintomas gripais, já que estes casos podem evoluir rapidamente para pneumonia. “A gente teve aumento de atendimentos principalmente por parte das crianças das crianças que são sensíveis, os adultos conseguem passar por uma gripe ou resfriado e se cuidar em casa. É necessário ter o cartão de vacina atualizado, de adultos e principalmente de crianças, porque elas são mais frágeis. Para aquelas mães que estão com a criança apresentando aqueles sintomas gripais, não espere dois ou três dias, assim que apresentar os primeiros sintomas leve-a até o posto de saúde”, explicou. 

Recentemente, a secretaria de Saúde reforçou as equipes com mais médicos para atender, principalmente casos de sintomas gripais. Na Unidade Básica de Saúde do Maria Vindilina 2, o atendimento está com horário diferenciado, das 18 horas às 22 horas, com objetivo de acelerar os atendimentos. “Esse é o horário de pico na UPA, devido as pessoas consultarem durante o dia e voltarem pra pegar os resultados dos exames após as 18 horas, acaba duplicando o número de pacientes já que um único paciente acaba passando por lá duas vezes, a gente fez isso já pensando nesse aumento”. Daniela também reforçou que a população deve ir até a Policlínica do Menino Jesus, a qual atende 24 horas e, conta com dois médicos e uma equipe reforçada.

“As pessoas acabam deixando de procurar a UBS e agendar horários para procurar um serviço de Urgência e Emergência, que não era para estes tipos de casos. Em casos leves, a mãe ou até mesmo o adulto pode estar procurando sua unidade de referência, temos agendamentos e atendimentos de emergência, então sempre há um encaixe, por exemplo, ele não agendou, mas chegou febril na unidade, ele não vai deixar de ser atendido. Pedimos para que a população procure a UBS de referência do bairro deixando a UPA e Policlínica somente para os casos mais graves”, expôs

Daniela acrescentou que “uma das prevenções que sempre falamos no geral, é para que a população se atente quanto ao calendário vacinal. Hoje, o município oferta todos os sábados, em locais estratégicos, a imunização (vacinação) e a população acaba não procurando a unidade e só vai até lá quando há algum tipo de surto”, acrescentou a secretária.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...

Caminhão e carreta carregada com bovinos se envolvem em acidente em MT; pista liberada

O acidente envolvendo um caminhão e uma carreta boiadeira...

Sinop: Dorner confirma mudança em secretaria de Obras e avalia outras pastas

O prefeito reeleito Roberto Dorner (PL), disse, esta manhã,...

Morre após 12 dias internado homem que sofreu acidente no Nortão

Bruno da Silva Alves, de 28 anos, morreu, ontem,...
PUBLICIDADE