Saúde

Sinop atinge 74% da meta de imunização contra a gripe

Sinop atingiu, até agora, 74% da meta nacional de 90% de vacinação contra a gripe influenza. De acordo com a técnica de imunização, Sirlei Rodrigues de Castilho, no município, apenas duas categorias foram atingidas. A de professores 157%, e a de idosos 91%. Por outro lado, ainda falta atingir a meta de imunização de crianças até agora chegou a 60%, trabalhadores da saúde 65%, gestantes 54% e puérperas 74%.

A vacina está disponível para o público alvo em 20 Unidade Básica de Saúde e a campanha vai até sexta-feira. “Convidamos a toda população que faz parte dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram a comparecer à UBS mais próxima para receber a dose da vacina,  visto que o vírus da Influenza quando acomete a um indivíduo, principalmente aos pertencentes a esses grupos, pode vir ser muito mais grave”, reforçou.

No último balanço da secretaria estadual de Saúde, apenas 15% dos municípios do Estado atingiram a meta nacional e registram índices acima de 90% de cobertura vacinal. Os menores índices de cobertura estão entre as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e indígenas. Os municípios poderão divulgar os dados atualizados até 15 dias depois do término da campanha.  

Em todo o Estado, a cobertura vacinal do grupo prioritário que é definido pelo Ministério da Saúde é de 72%.  De acordo com o gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis, Thiago Rondon, todas as doses de vacinas (850 mil doses) destinadas pelo Ministério da Saúde para atender a população em Mato Grosso já chegaram e foram distribuídas para os 16 Escritórios Regionais de Saúde, porém, a última entrega dos lotes coincidiu com a paralisação nacional dos caminhoneiros e isso dificultou a chegada das doses até os municípios mais distantes da capital. Por isso, o ministério da Saúde prorrogou a campanha.