terça-feira, 21/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop: 3 casos de meningites são confirmados e outro investigado

PUBLICIDADE

Três casos de meningite já foram oficializados e um está sob suspeita. A informação foi  confirmada ao Só Notícias pelo secretário municipal de Saúde, Francisco Specian Júnior. Segundo ele, um dos casos ocorreu em uma creche municipal e outros dois em uma escola particular. “Todos os casos são de meningite viral, o tipo mais leve e todos os pacientes foram tratados e passam bem. Não há razão para alarme. Essas doenças, assim como a catapora e varicela, são sazonais e ocorrem com mais frequência nesse período de chuvas, assim como outras viroses”, disse.

Os pacientes atingidos são três crianças de 3 a 7 anos e um adolescente de 14. O secretário informou que eles ficam afastados das salas de aulas até se restabelecerem e depois não há mais perigo de contágio para os demais alunos.  “Orientamos as escolas para arejar melhor as instalações e manter sempre as crianças hidratadas”, concluiu.

Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas.

As meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo. Sintomas: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.

Os sintomas característicos dos quadros de meningite viral ou bacteriana nunca devem ser desconsiderados, especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 3,3 mil animais foram vacinados na campanha antirrábica em Sinop

A equipe do Centro de Combate às Endemias informou...

Equipes identificam 6,6 mil focos de dengue em Sinop; 201 casos confirmados

O Centro de Combate às Endemias divulgou hoje balanço...

Demanda cresce e pronto atendimento de Alta Floresta vai para novo local

O poder executivo definiu, via termo de inexigibilidade, a...
PUBLICIDADE