domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Seminário reforçará conhecimentos técnicos de estagiários do SUS em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde fará quinta-feira, em Cuiabá, o 1º Encontro Estadual das Instituições de Ensino Formadoras de Profissionais de Saúde e Gestores da Rede de Serviços do SUS com objetivo aproximar a secretaria das instituições de ensino e, num primeiro momento, discutir temas relacionados à prática de estágio na formação profissional da saúde e a gestão do trabalho e educação no SUS.

A superintendente de Gestão de Pessoas, Iandry Brito Torres, explicou que a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (NOB-RH-SUS), editada pelo Ministério da Saúde em 2005, estabelece que é “atribuição das esferas de governo o incentivo a mudança dos currículos universitários, incluindo a abertura de campos de estágio para a formação de trabalhadores do SUS, construindo juntos, também, a metodologia pedagógica”. A prioridade de estágio, inicialmente, será para as categorias diretamente relacionadas à assistência ao usuário.

Iandry Brito Torres lembrou que o estágio de profissionais de saúde na Gestão do Trabalho das secretaria começou a ser pensada pelo ministério, após o resultado de duas pesquisas, uma realizada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), e outra pela Rede de Observatórios de Recursos Humanos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2004. Essas pesquisas detectaram lacunas entre a educação em saúde praticada por Universidades, escolas técnicas e de saúde pública e a Gestão do Trabalho.

O seminário pretende examinar o estágio como meio de eliminar essas lacunas.
“O estágio, para o aluno, pode ser uma rara oportunidade de reforçar as práticas de saúde a partir das suas vivências e das trocas com os outros integrantes do processo educativo e, a partir daí, entrar em contato não apenas com o conhecimento técnico-informativo, mas também com as questões éticas, morais e psicológicas, habilitando-se para um atendimento humanizado e contribuindo com as contribuições que o SUS exige cotidianamente para a efetivação do atendimento integral e de qualidade aos usuários do sistema”, afirmou a gerente de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Silvia Tomaz. Este encontro representa um passo inicial na construção de um espaço permanente de diálogo e proposta de ações no sentido de minimizar o distanciamento entre o ensino e a realidade social.

“É importante acrescentar ainda, que o Pacto pela Saúde, dentro da sua terceira diretriz, o Pacto de Gestão, atribui aos Estados e municípios a incumbência de desenvolver esforços para a criação e fortalecimento das estruturas de Recursos Humanos objetivando induzir mudanças no relacionamento entre os campos de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde”, disse Iandry Brito Torres,
“Posteriormente ampliaremos a discussão para as profissões relacionadas a área de gestão do setor de saúde. De todo modo este é o início de um longo processo por meio da cooperação entre a academia e serviços, estabelecendo estratégias para viabilizar as práticas de estágio na saúde”, afirmou Iandry.

A superintendente espera que a partir deste encontro se possa pensar em estratégias paras diminuir o distanciamento entre as instituições de ensino e os serviços do SUS, construindo uma agenda conjunta de interlocução permanente, que é o principal objetivo do grupo de trabalho no último dia do evento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE