sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretários de Saúde debatem em Sinop redução de cesáreas

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde deu início a 2ª fase do ciclo de debates com profissionais da Saúde, no município de Sinop,para sobre a diminuição das taxas de cesáreas e melhor assistência obstétrica em Mato Grosso na rede Sus tendo como principal objetivo sensibilizar esses servidores quanto às vantagens e a promoção do parto natural ou normal e, conseqüentemente, a redução de cesáreas desnecessárias em toda a rede hospitalar do Estado. “O contato com os profissionais da rede Sus neste momento é importante, uma vez que tem como meta de trabalho a redução de cesáreas. Mas vale ressaltar que esse tipo de parto é recomendado quando está em risco tanto a vida da gestante como do bebe”, disse a coordenadora de organização de rede de serviços, Oliani Machado Godoy.

O encontro que teve início nesta quarta-feira (30.08) se encerra hoje (31.08) no final da tarde com a participação de noventa profissionais dos municípios de Peixoto de Azevedo, Colíder, Juína, Juara e Sinop. Em Cuiabá a 1ª reunião aconteceu com representantes do Ministério da Saúde, em julho deste ano e a partir de agora a Saúde está repassando todas as informações obtidas aos pólos regionais.

Dentre os temas que estão sendo abordados nesse encontro estão a Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento baseada em evidências científica, Avaliação crítica do tipo de parto, Situação da assistência obstétrica em Mato Grosso, Uso do partograma no trabalho de parto, Transmissão vertical e Organização da Rede Hospitalar. A metodologia aplicada foi de debates, apresentação de trabalhos, discussões em grupo e propostas de pactuação.

Conforme Oliani Godoy, é importante que o profissional da saúde converse com a gestante sobre a assistência humanizada na hora do parto para orientá-la sobre seus direitos. “É fundamental que a futura mãe receba todas as informações sobre o próprio parto e os procedimentos que serão adotados durante todo o processo. Uma gestante informada sobre os seus direitos e os benefícios de um parto natural irá participar melhor no pré-natal, no trabalho de parto e no pós-parto”, informou.

PARTO NORMAL- O parto normal traz inúmeras vantagens para a gestante e para o bebê.A recuperação da mãe é mais rápida e ela também se sente mais disposta para amamentar e cuidar do seu bebê, que por sua vez tem menor risco de nascer prematuro e com problemas respiratórios. Outro benefício do parto normal apontado é a freqüência menor de complicações para a mulher, como hemorragia, infecção puerperal e dor após o parto.

ESTATÍSTICAS – O Brasil apresenta uma taxa de cesáreas de 28% no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que na rede privada este percentual chega a 90%. O aceitável, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 15%. Em Mato Grosso, a taxa de cesáreas é em torno de 36% no SUS e na rede particular de 80%. Em relação à cesariana o risco de morte é de 6 óbitos para cada 100 mil procedimentos. No mundo, cerca de 500 mil mulheres morrem por complicações na gravidez, parto, aborto ou puerpério.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE