PUBLICIDADE

Secretário diz que ainda não há confirmação da variante delta do coronavírus em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

O secretário Gilberto Figueiredo comentou, hoje, a informação publicada em um boletim do Ministério da Saúde, no qual consta a identificação de 12 casos de variante delta e um alpha do coronavírus em Mato Grosso. Segundo o gestor estadual, o Estado enviou amostras ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, porém, ainda não recebeu oficialmente os resultados do sequenciamento. 

“Eu tomei conhecimento por um veículo de comunicação, que disse que, em um boletim do Ministério, consta isso (12 casos em Mato Grosso). Nós não recebemos oficialmente do instituto Adolfo Lutz, para onde encaminhamos as amostras para sequenciamento. Como que tem boletim dizendo isso se não recebemos a informação oficial? O próprio instituto me confirmou que efetivamente a informação não é oficial”, disse Gilberto, em entrevista à rádio CBN. 

Apesar de ressaltar que não há confirmação oficial, Gilberto revelou que testes feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Cuiabá, indicam que a variante delta já está circulando em Mato Grosso. “É muito provável que tenhamos a variante circulando em Mato Grosso. As análises primárias que são realizadas aqui apontam características de uma cepa muito consistente para ser variante delta. Porém, só o sequenciamento genético pode assegurar isso. Não recebemos oficialmente. No caso de confirmação, não há muita alteração nos procedimentos adotados. Ou seja, o rastreamento de contatos, isolamento. Não há muita diferença”, explicou. 

Hoje, a Fiocruz divulgou um boletim apontando um cenário de queda de hospitalizações e óbitos pelo coronavírus no Brasil. No entanto, ressaltou que a variante delta do deve ser acompanhada com atenção. 

“Embora as vacinas venham claramente contribuindo para a redução de casos graves, internações e óbitos no país como um todo, o surgimento e crescimento da presença de novas variantes de preocupação, como a Delta, deve manter em alerta os serviços de vigilância em saúde, com amplo uso de testes, detecção de casos, isolamento e quarentena”, diz o boletim.

Nas últimas 24 horas, conforme Só Notícias já informou, o total de mortes por Covid em Mato Grosso chegou a 13.397. Hoje, foram mais 23 vítimas da doença. Já a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva está em 53,42% (mesmo percentual de ontem).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE