sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria intensifica ações de combate à dengue e mais 2 doenças em Nova Mutum

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A secretaria de Saúde está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho é conduzido pelo departamento de Vigilância Ambiental em conjunto com os agentes de Endemias Municipais e consiste em orientar a população sobre as consequências da doença, bem como realizar ações de bloqueio, prevenção e controle das infestações.

Um balanço da Secretaria de Saúde aponta que de janeiro a maio deste foram registrados 291 casos confirmados de dengue, enquanto no mesmo período de 2019 foram apenas 48 casos. Conforme os dados este ano foram feitas 825 notificações de casos suspeitos, sendo que 485 foram descartados.

A secretaria orienta o cidadão para procurar sua unidade de Saúde caso sinta sinais ou sintomas sugestivos a dengue. Assim uma notificação é gerada e a Secretaria desenvolve ações com bases nestes dados e localização que previnem o alastramento da doença.

Conforme a secretária Anke Schwabe são feitas visitas domiciliares nos bairros e em áreas públicas onde possam ter materiais com água parada, como pneus e sobra de materiais de construção. “Nossa equipe da vigilância está fazendo sua parte, esse é um trabalho silencioso, mas surte grande efeito, agora queremos mobilizar a nossa população a entrar nessa luta, uma vez que essa é uma ação que depende não só do poder público, mas sim de todos”, destaca.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Gessé Santos, além do trabalho de rotina que é feito a Vigilância Ambiental realizará um Mutirão ‘Bota Fora’ ainda no mês de maio. “Esse Mutirão é uma estratégia já utilizada que tem um ótimo resultado, iremos fazer primeiro na parte sul da cidade e posteriormente atenderemos a região norte”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE