Saúde

Secretaria fará neste sábado drive-thru de vacinação da 2ª dose contra Covid em Sinop

A secretaria de Saúde realizará no próximo sábado, uma ação drive-thru destinada exclusivamente para aplicação da segunda dose do imunizante AstraZeneca contra Covid, em moradores que estão com prazo de recebimento previsto até 31 deste mês.  Os trabalhos serão realizados no estacionamento do Centro de Eventos Dante de Oliveira, das 8h às 12h.

Além da ação para a região central, no mesmo horário, a vacinação em segunda dose também estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Camping Club e Sabrina com atendimentos por ordem de chegada,

A data de referência para recebimento da dose complementar pode ser verificada no próprio cartão de vacinas do munícipe, onde a anotação está feita a lápis. Para vacinar, é obrigatório apresentar o cartão de vacinas onde consta o registro da primeira aplicação e algum documento oficial com foto e CPF.

A mobilização deste sábado tem como objetivo alcançar toda população que recebeu a primeira dose do referido imunizante durante o mês de maio, principalmente o público vacinado nos drives. No período, foram atendidas aproximadamente 6,5 mil pessoas, conforme mostra o vacinômetro do Ministério da Saúde.

O sistema destaca que desde o dia 1º de julho até ontem, 1,5 mil pessoas procuraram receberam a aplicação da dose complementar. No entanto, esse número ainda está em processo de atualização, considerando que há atendimentos diários (de segunda a sexta-feira) e que ainda há lançamentos sendo feitos no sistema do governo Federal.

A aplicação da segunda dose é fundamental para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o Coronavírus. No caso da AstraZeneca, o intervalo de aplicação é de até 12 semanas.

Em Sinop, desde o início do processo de vacinação, já foram aplicadas mais de 60 mil doses de algum dos imunizantes. Apenas de segunda dose, são cerca de 12,7 mil aplicações considerando os diferentes imunizantes enviados ao município. Os grupos atendidos inicialmente (como trabalhadores da saúde e população idosa – especialmente com 70 anos ou mais) teve procura superior a 90% para o recebimento da dose complementar.

A aplicação da segunda dose também ocorre, de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h30, no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na Rua das Castanheiras,  no centro., Nesta unidade, os atendimentos seguem até dia 30 deste mês.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)