quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria distribuirá 300 mil preservativos durante o Carnaval em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) vai dispensar 300 mil preservativos masculinos, popularmente conhecidos como camisinha, aos 141 municípios mato-grossenses para serem distribuídos durante o Carnaval. A aquisição de preservativos e demais ações de prevenção tem como objetivo reduzir o número de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e HIV/Aids no Estado. “A prevenção, com o uso de camisinhas, é o meio mais eficaz de evitar doenças como as DST e aids”, disse a coordenadora de Ações Programáticas e Estratégicas da Ses, Áurea Assis Lambert.

Conforme Áurea Lambert, as camisinhas não são fornecidas apenas no período carnavalesco. Este ano, o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PN-DST/Aids) planejou a distribuição, ao longo do ano de 2006, de 10,2 milhões de preservativos do tipo adulto.Também serão dispensadas 600.364 camisinhas do tipo adolescente e 155.990 para mulheres,para suprir a rede básica de saúde do Estado.

Áurea Lambert explicou que a Comissão Intergestora Bipartite do Estado (CIB) pactuou junto aos municípios para entrarem com 5%, incluindo a contrapartida do Estado também de 5%, ficando para o Ministério da Saúde entrar com 90% do número de preservativos.

Os gestores municipais recebem os preservativos e desenvolvem atividades de DST/AIDS em seus municípios. Dentro da política de prevenção e promoção de Saúde, o Estado vem desenvolvendo campanhas de cunho educativo e de conscientização para toda população. Também são realizadas capacitações de médicos e enfermeiros, dos profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE), monitoramento dos planos de ações municipais das 12 cidades que recebem recursos financeiros do Ministério da Saúde (os demais estão contemplados no Plano de Ações e Meta – PAM do Estado), articulações com as organizações não governamentais (ongs), que atuam na prevenção das DSTs/Aids e controle social, com os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Aurea Lambert chama a atenção da população sobre a importância do uso do preservativo com a mais efetiva forma de prevenção das DSTs e da aids. “A melhor forma de se prevenir é usar corretamente preservativos nas relações sexuais, usar apenas agulhas e seringas descartáveis, as gestantes devem fazer o teste de aids e começar o pré-natal o mais cedo possível”, disse.

Na rotina, os preservativos masculinos podem encontrados em dois tamanhos: de 49 mm de diâmetro para adolescentes e de 52 mm para adultos. Mas, durante o Carnaval, serão distribuídos apenas do tipo adulto. Na rede básica, as camisinhas são preferencialmente fornecidas aos chamados grupos vulneráveis ,usuários de drogas injetáveis, pessoas vivendo com HIV/Aids, e também pessoas em situação de risco, entre outros.

De 1984 a 2005, foram diagnosticados 3.341 casos de aids em Mato Grosso.O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, ou pelo leite materno. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da aids, pode transmitir o vírus. Por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais. Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pela Rede SUS.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE