PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde confirma 2º transplante de rim feito com sucesso em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias

A secretaria estadual de Saúde obteve sucesso no transplante renal de um doador falecido, que ocorreu ontem, em Cuiabá, e é o segundo transplante realizado após a reativação do serviço em Mato Grosso. A coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso, Fabiana Molina, informou que na segunda-feira a Central Nacional de Transplantes ofertou um rim compatível com um receptor inscrito no Cadastro Técnico Único de Mato Grosso.

O órgão foi recolhido no Paraná e chegou em Cuiabá na segunda à noite. Passado todo o processo de preparação do receptor, o procedimento foi realizado com êxito, ontem de madrugada, pela equipe transplantadora em um hospital particular credenciado pelo ministério da Saúde para realizar a operação de transplante renal no Estado.

“Esse foi o primeiro transplante de doador falecido dessa nova fase do Programa de Transplante Renal, sendo ainda o primeiro, em toda a história, proveniente de órgão ofertado por outro Estado, o que gera um acréscimo ainda maior de complexidade ao processo”, avalia Fabiana.

Além do transplante, a secretaria também mediou a coleta de uma doação no último sábado. A sensibilidade de uma família, que após ser informada sobre a confirmação do diagnóstico de morte encefálica de seu ente, permitiu que outras cinco pessoas pudessem ter a chance de sobreviver com mais qualidade de vida depois da doação de múltiplos órgãos e tecidos. Foi realizada a captação de rins, fígado e córneas na própria unidade que notificou a Central Estadual de Transplantes.  “Como não foi identificado, em Mato Grosso, receptores de rim compatíveis com o doador no CTU, os rins doados foram disponibilizados para a Central Nacional, responsável por alocar os órgãos”, explica.

Dessa forma, o fígado e os rins foram transportados para o Distrito Federal e as córneas foram disponibilizadas para os receptores de Mato Grosso. Sobre como procedeu a captação dos órgãos, a coordenadora informa que uma equipe do Distrito Federal realizou a retirada de fígado, enquanto o Hospital Santa Rosa foi responsável pela retirada dos rins e o Banco de Olhos de Cuiabá ficou responsável pela retirada das córneas.

“Esse desfecho se deu graças à parceria de vários envolvidos, como a equipe do MT Hemocentro, que realiza os exames de validação do doador, e as equipes de retirada do estado de Mato Grosso e Distrito Federal; além, é claro, da sensibilidade da família do falecido com a causa”, conclui Molina.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que “é muito gratificante saber que a Central Estadual está realizando e dando prosseguimento aos transplantes de rim, serviço que ficou paralisado por mais de uma década em Mato Grosso e foi reativado no início de 2020. A equipe da SES trabalha intensamente na efetivação dos próximos transplantes”.

A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE