terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde alerta pais para vacinação contra o rotavírus

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) lembra à população mato-grossense que a vacina oral contra o rotavírus continua disponível na rede básica de saúde. Implantada no calendário vacinal de rotina da criança no mês de março deste ano, a vacina é aplicada em duas doses, sendo a primeira em bebês de dois a três meses, a segunda dose, em crianças de quatro a cinco meses.

De acordo com a gerente de Imunopreveníveis da Ses, Selma de Oliveira Marques, a vacina é eficaz e proporciona proteção contra a gastroenterite (infecção do intestino) cujos sintomas podem incluir febre, vômitos e diarréia, em diferentes graus de gravidade. A diarréia pode causar desidratação, que, se não for devidamente tratada, pode levar a criança a óbito. “Por isso, os pais ou responsáveis devem levar os seus filhos na idade recomendada ao posto de saúde mais próximo para que a criança seja vacinada e, assim, protegida contra a doença”, disse.

Conforme Selma Marques, em qualquer situação de diarréia, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para prevenção da desidratação através da terapia de reidratação oral. “Nosso objetivo é sempre proteger as crianças contra a doença, evitar hospitalização e óbitos”, reforçou.

A gerente explica que o rotavírus é um vírus muito resistente e contagioso que atinge pessoas em toda parte do mundo e de todas as idades. Porém, são em crianças de até dois anos que ocorrem os casos mais graves. O modo predominante de transmissão da doença é a via fecal-oral.

Entretanto, algumas evidências sugerem que pode ocorrer transmissão da doença pelas vias respiratórias, ou seja, da mesma forma que um vírus de gripe. É por este motivo que sua incidência aumenta muito nos meses de inverno, juntamente com os casos de gripe.

No Estado, a Saúde orientou os municípios para que mantenham o monitoramento e vigilância da diarréia para diagnóstico laboratorial de identificação do agente etiológico da infecção.

Para evitar a virose, a higiene é fundamental. Em casa, os pais podem tomar algumas medidas como lavar as mãos (um dos principais focos de contágio), controlar a qualidade da água e dos alimentos. Outro aspecto importante é quanto ao estímulo ao aleitamento materno, especialmente, em relação as crianças com até seis meses de idade. O leite materno tem importantes níveis de anticorpos contra o rotavírus e fornece às crianças defesas contra vírus, bactérias ou protozoários causadores da diarréia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...

Concurso na saúde estadual será amanhã em Sinop e mais quatro cidades

A prova objetiva para o concurso público da secretaria...

Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 20 em Mato Grosso

A secretaria estadual de Saúde realizará o Dia D...

Sorriso: definida nova ação para serviços de castração de gatos e cães

O poder executivo municipal vai licitar, dia 29, a...
PUBLICIDADE