Saúde

Secretaria confirma que em um dia em MT dois adultos que não se vacinaram e criança morreram de Covid

A secretaria estadual de Saúde informou que, somente na última terça-feira, três pessoas em idade para se vacinar contra a Covid morreram sem tomar nenhuma dose –  uma criança de 6 anos, um homem de 30 e uma mulher de 47.  A criança residia em Cáceres (220 km a Oeste de cuiabá), a vacinação para o público infantil foi disponibilizada a partir de ontem dia seguinte ao falecimento.

Especialistas apontam ainda para a importância de manter o esquema vacinal completo para evitar as mortes por Covid. Na terça-feira, outras sete pessoas que morreram com a doença no Estado estavam com o esquema vacinal incompleto. “Precisamos da conscientização das pessoas para entenderem que só se vacinando vamos mitigar a circulação do vírus e, dessa maneira, reduzir ainda mais o número de internações e mortes em decorrência da doença”, afirma o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde, Juliano Melo, reforçando que a vacinação completa resulta na proteção aos casos mais graves da doença diminuindo, dessa forma, o número de falecimentos.

Desde o início da pandemia, Mato Grosso registrou 14.158 mortes por Covid Conforme o boletim epidemiológico da secretaria, a taxa de ocupação de leitos hospitalares é de 69,31% para UTIs do público adulto e 30% para enfermarias.

Só Notícias