PUBLICIDADE

Idosos e deficientes devem emitir cartão para ocupar vagas exclusivas de estacionamento em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Para ter o direito de estacionar em vagas exclusivas para idosos ou pessoas com deficiência, é necessário portar o cartão de estacionamento. A secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano. Detalhou que obrigatoriedade é do Código de Trânsito Brasileiro. O documento é um direito do condutor e é emitido pela sem custo 7h às 13h e das 12h às 17h30, na secretaria, na avenida dos Pinheiros, no Jardim Parque das Araras. No período vespertino o atendimento é realizado no Ganha Tempo, na avenida das Acácias, no Jardim Botânico.

Para emissão do Cartão de Estacionamento do Idoso, o condutor precisa ter 60 anos ou mais e apresentar cópias do CPF e RG, bem como o comprovante de endereço. Para o Cartão de Estacionamento para pessoas com Deficiência é preciso apresentar cópias do CPF e RG, comprovante de endereço e a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, a CID da deficiência, que é o laudo médico que comprove a situação.

Uma vez emitida, o cartão possui validade de dois anos. Para renovação o condutor precisa apenas apresentar o CPF. No ano passado, a secretaria recebeu 1.572 solicitações para emissão do documento, sendo 1.291 para idosos e 281 para pessoas com deficiência.

O secretário da pasta, Joubert Sacramento, explica que para usufruir da vaga o idoso ou pessoa com deficiência não precisa, necessariamente, ser o condutor do veículo, mas o cartão precisa estar à mostra. “Se o idoso ou pessoa com deficiência for levado por um acompanhante e esse acompanhante ser o condutor do automóvel, ele pode usufruir do estacionamento, desde que naquele momento ele esteja a serviço da pessoa com direito à vaga exclusiva. Entretanto, o Cartão de Estacionamento deve ser fixado no painel do veículo para que a fiscalização identifique que o automóvel tem o direito à vaga. Esse cartão é válido em todo território nacional”.

Caso o condutor estacione em vaga exclusiva e não possua o Cartão de Estacionamento, o CTB tipifica como infração gravíssima. Neste caso o veículo estará sujeito a multa no valor de R$ 293,47 bem como sua remoção por um guincho.

“As equipes da Guarda Civil estão diariamente nas ruas coibindo esse e outros tipos de infração. É bastante corriqueiro identificarmos essas infrações, principalmente na região central, em frente às agências bancárias, lotéricas, unidades hospitalares e farmácias. Aconselhamos que o condutor faça cumprir o Código de Trânsito para que não seja surpreendido por uma das sanções previstas no código que é a remoção do veículo e a multa por infração gravíssima”, aconselhou o gestor.

As vagas exclusivas são devidamente identificadas com placas de trânsito e pintura de sinalização horizontal (impressão no asfalto). Segundo o Departamento de Estatística da Secretaria de Trânsito, somente em 2021 foram realizadas 41 notificações por estacionamento em vagas exclusivas sem a credencial. Dessas, 24 por ocupar vagas reservadas à idosos e 17 por estacionar em vagas reservadas às pessoas com deficiência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE