PUBLICIDADE

Secretaria começa ações educativas sobre hanseníase nos PSFs em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Saúde começou, hoje, desenvolver ações educativas nos Postos de Saúde das Família com objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e o combate à hanseníase, que é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.

O tratamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. As ações fazem parte da campanha Janeiro Roxo, realizada anualmente em todo o país. Além dessas ações nas Unidades Básicas de Saúde, como palestras e rodas de conversa, o paciente também pode passar por avaliações dermatoneurológicas como forma de obtenção do diagnóstico precoce.

Os agentes comunitários de saúde também atuam no Janeiro Roxo, direcionando nas visitas à detecção de possíveis casos relacionados. A hanseníase tem cura e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas – como manchas na pele e fraqueza nas mãos e nos pés – para tratamento imediato.

A doença ainda pode provocar o surgimento de caroços em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular. O diagnóstico da hanseníase pode ser feito em todos os PSFs de Lucas do Rio Verde, por médicos e enfermeiros.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigilância divulga novo lote de bebida suspeita de contaminação por metanol em MT

A secretaria estadual de Saúde, por meio da Coordenadoria...

Sorriso deve ampliar diagnóstico e tratamento a casos de autismo; R$ 954 mil

A prefeitura abriu chamamento público para credenciamento de instituições...

MT Hemocentro precisa de doações para reforçar estoque de sangue tipo O-

O MT Hemocentro, localizado em Cuiabá, único banco de...
PUBLICIDADE