PUBLICIDADE

Secretaria alerta para população continuar alerta contra dengue em Sinop

PUBLICIDADE

Como em anos anteriores a Prefeitura de Sinop através da equipe do departamento de endemias da Secretaria de Saúde continua desenvolvendo os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue. Segundo o coordenador de Endemias, Francisco Crizanto Deluqui, mesmo com o fim do período chuvoso é importante que a população continue tomando os devidos cuidados para que o mosquito não se prolifere.
“Os ovos podem ficar encubados por até 500 dias e quando entrarem em contato com água vai eclodir. Por isso todo e qualquer recipiente que acumule água deve ser lavado periodicamente” disse.

O coordenador ainda ressaltou que 49,8% dos focos são encontrados em garrafas, latas e plásticos e o restante em tambores, tanques e pneus. “Além disso, 65% dos criadouros estão dentro das residências e pedimos tanto a colaboração dos munícipes”, declarou.

No início do ano os índices mais altos de infestação ficaram: no Jardim Botânico, Primavera, Paraíso, Centro e Comercial, atualmente o índice não tem ultrapassado 0,24%. “Os agentes têm conversado muito com os moradores esclarecendo e orientando, acreditamos que as palestras nas escolas também foram um grande reforço, já que as crianças são as maiores multiplicadoras das informações” afirmou Francisco.

Os casos confirmados nos cinco primeiros meses do ano chegaram a 687. Apenas um foi em maio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE